sábado, 31 de maio de 2014

O que te atrapalha?



O que te atrapalha?

Nós como seres humanos que somos, temos desejos, vontades, valorizamos roupas, corpo, tudo que nos traz prazer e nos chama a atenção.

Não é pecado gostar de coisas boas, se cuidar, cuidar da aparência, mas toda essas coisas podem se tornar embaraços, isto é, atrapalhar nossos relacionamentos com  com Deus.

O cuidado excessivo nos conduz à uma preocupação exagerada sobre a opinião do outro sobre nós. Será que as pessoas gostarão mais de nós se estivermos vestindo roupas caras, da moda, se tivermos um belo corpo, se dirigimos um belo carro, se ocuparmos um cargo elevado na igreja?

Vamos admitir que as pessoas valorizam sim muito isso, tudo isso é status, e todos nós gostamos de estar em destaque. Penso também que há pessoas que se importam menos com isso do que outras, mas creio que a maioria gosta de se destacar de alguma forma.

O problema maior de todo esse cuidado excessivo é que no reino de Deus o cuidado exagerado pela vida presente é um peso morto sobre nossa alma, que nos puxa para trás quando deveríamos estar caminhando para frente, e para baixo quando deveríamos estar subindo.

Enquanto estamos muito preocupados com o que é terreno, esquecemos do que é espiritual.

Em nosso viver diário temos que lutar contra o pecado, o que não é fácil, mas é mais fácil percebemos que ele nos prejudica do que perceber que a valorização excessiva com as coisas terrenas nos afastam também de Deus.

É por esse motivo que o autor de Hebreus nos chama a atenção para deixarmos todo o embaraço, tudo o que nos atrapalha, para podermos correr a carreira que nos é proposta por Deus, ou seja, uma vida espiritual, viver os propósitos de Deus.

Hebreus 12:1
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,”

Vamos sim nos cuidar, nos vestir bem, ter coisas boas, mas vamos valorizar primeiro o que é espiritual, valorizar nossa comunhão com Deus, vamos cultivar a fé, o amor, a paciência, o fruto do espírito que é descrito em Gálatas 5:22.
Dessa forma estaremos livres do que nos atrapalha, livres para vivermos nos propósitos que o Pai tem pra nós e perseverarmos em seus caminhos.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Deus não ouviu minha oração


Salmos 91

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vale de ossos secos



Essa famosa visão do profeta Ezequiel descrita no livro de Ezequiel, capítulo 37 revela a condição do povo judeu que havia sido assolado pela babilônia.

Do mesmo modo que aqueles ossos estavam secos, sem nenhuma condição de serem vistos com qualquer esperança de vida, assim estavam os judeus.

Notemos que nenhum daqueles numerosos ossos dos inúmeros corpos se perdeu, mesmo sendo espalhados pelo chão. Da mesma maneira os judeus que foram espalhados pelas províncias da Babilônia seriam trazidos de volta e reagrupados em suas famílias, pois essa era a promessa de Deus para o seu povo e foi cumprida.

Se refletirmos na condição em que o povo judeu se encontrava é impossível dizer que algo bom iria acontecer com eles, que poderiam ser novamente uma nação restaurada, próspera pois eles mesmos diziam que sua esperança havia desaparecido.

Ezequiel 37:11 – “Então, me disse: Filho do homem, esses ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados”.

Quando estamos em uma condição de desespero, em que não temos mais sonhos, esperanças e nos sentimos abandonados, frustrados e sem qualquer ânimo, só uma fé ativa no poder, na promessa e na providencia de Deus pode impedir que definhamos, ou seja, que morramos em nosso interior.

Muitos em nossos dias estão morrendo por verem seus sonhos, esperanças cada vez mais longe de acontecer. Estão como o povo Judeu, secos como o vale de ossos da visão de Ezequiel.

Vamos nesse momento tirar forças, talvez as últimas, do mais profundo do nosso ser e pela fé profetizar que os ossos secos criem vida, virem um exército.
Se sua situação tem solução aos olhos humanos, eu não sei, talvez não, mais é aí que entra o Deus do impossível.

Lucas 1:37 diz: “Porque para Deus nada é impossível”

Se levante como Ezequiel e profetize! Exerça sua fé!
Em algumas situações não é fácil exercer a fé, mas se não a exercemos, morreremos, desfaleceremos.

Então profetize sobre o seu vale de ossos secos!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Estou sem forças.




Algumas vezes em nossa vida nos sentimos abatidos e sem forças pra lutar, continuar prosseguindo nossa vida, nosso trabalho, relacionamentos, enfim, o nosso desejo é o de ficar deitado em uma cama e não sair de lá até nos sentirmos renovados, restaurados. Infelizmente isso não é possível, pois temos que ganhar nosso sustento, e continuar com a vida, para que ela não passe por cima de nós.

Nessas horas em que nos sentimos assim é reconfortante saber que outros se sentiram da mesma maneira e que conseguiram vencer.

Eu acredito que o apóstolo Paulo deva ter se sentido assim, sem forças de continuar em algumas situações, mas mesmo estando preso, longe de alguns que amava ele encontrou forças em Deus para continuar.

Guarde com você esse versículo em que ele diz:
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”


Fortalecer-se no Senhor, significa: ler a bíblia, meditar nela, orar ao pai e praticar o que a palavra ensina. É difícil pra você isso? Com certeza deve ser, mas sem isso não conseguiremos nos fortalecer.

sábado, 3 de maio de 2014

Estou em perigo. O que vou fazer?



Estou em perigo. O que vou fazer?

“Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás”.

Esse versículo de II Crônicas 20:9 é parte da história do rei Josafá que foi ameaçado por seus inimigos de ter seu reino invadido e destruído.
Quando somos ameaçados por pessoas ou por situações nos sentimos com medo e geralmente nos desesperamos, mas não foi essa a atitude de Josafá. Perante uma ameaça tão grande ele resolveu que estaria diante de Deus, confiando em N’ele.
O fato mais interessante ainda nessa passagem é o fato do rei ordenar a adoração e através da música. Músicas que exaltavam a Deus foram entoadas e o Senhor Deus deu o livramento ao rei e a seu povo, fazendo com que seus inimigos destruíssem uns aos outros e o povo nem precisou lutar.

“Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados.
Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruíram-se uns aos outros.” II Cronicas 20:22-23

Quando passar por problemas, ameaças, você pode não saber o que fazer, mas pode adorar a Deus, mesmo sendo difícil nessa hora, como sabemos que é, você pode ter a atitude de cantar, adorar a Deus e Ele fará com que seus inimigos se destruam e você saia ileso da situação. Eu creio nisso pois o Senhor já foi misericordioso comigo dessa maneira, então porque não seria com você?

O que fazer quando ameaçado?
Busque e adore a Deus!

Ele te dará uma saída.