Blog destinado a matérias sobre adoração a Deus, estudos bíblicos e assuntos do gênero
domingo, 26 de dezembro de 2010
LIVRE DAS PRISÕES INTERIORES
“E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.” Atos 16:23
Quem nunca se percebeu em uma prisão como Paulo e Silas?
Ela pode se manifestar de muitas maneiras: emocional, física ou espiritual.
O problema maior meus amados é que nós nos deixamos envolver por essas “prisões” e às vezes permanecemos muito tempo presos em situações que não queremos estar, que nos fazem sofrer e que nos querem levar a um desgaste emocional, espiritual e físico.
Nós sabemos que assim como Deus operou e livrou Paulo e Silas da Prisão, Ele ainda hoje pode nos libertar, mas hoje eu quero te perguntar:
Você quer se Libertar?
Você pode pensar assim: Que pergunta mais lógica, claro que quero.
Faço essa indagação porque muitas vezes em nossa vida nos deparamos com prisões que não se abrem por nós não deixarmos que se abram, porque deixamos nossos sentimentos nos aprisionarem.
Vamos analisar Paulo e Silas, naquela prisão:
Não seria muito mais fácil murmurar, se voltar contra Deus, ficar deprimido, chorar, lamentar do que cantar louvores?
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” Atos 16:25
No entanto eles decidiram se libertarem de sua prisão, não das algemas e grades de uma prisão física, mas de uma prisão muito mais cruel, a prisão interior. Na maioria das vezes, amados as prisões interiores fazem muito mais estragos do que uma prisão real, como a que prendia Paulo e Silas. Prisões interiores que nos trazem doenças físicas e psicológicas que se não cuidadas se alojam e podem nos matar espiritualmente.
Notem que a atitude deles em louvor e adoração foi espontânea, sem que nenhum anjo ou o próprio Deus mandasse que tomassem tal posicionamento. Eles mesmos decidiram se libertar de seus sentimentos e aliviar suas dores interiores através do louvor.
Imaginem no momento em que começou o tremor de terra, talvez eles tenham pensado que tudo tinha piorado e que agora morreriam presos e soterrados, mas o propósito divino era maior. Deus usou algo aparentemente ruim para trazer libertação, quebrando as portas da prisão.
“E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” Atos 16:26
Vamos considerar a hipótese de que Deus não houvesse operado nessa situação como fez, será que algum tempo depois de presos eles ainda tomariam a mesma atitude de louvor?
Nós sabemos que Paulo foi preso algum tempo depois desse episódio e permaneceu assim até seus últimos dias de vida, mas não deixou de servir a Deus e nem de falar de Seu amor.
Creio que ele aprendeu mesmo a “viver contente em toda e qualquer situação” (Fil 4:11) porque aprendeu a lidar com seus sentimentos e livrar-se de suas prisões interiores.
Isso meus amados nos ensina que podemos viver em liberdade em Cristo Jesus, mesmo quando estamos cheios de problemas, aflições e descontentamentos interiores e sermos vitoriosos. Por vezes não temos a vitória na situação, mas temos a vitória sobre os sentimentos que aquela situação gera sobre nós.
Vamos lembrar o versículo de Neemias 8:10(b), quando o povo estava chorando enquanto eles liam as palavras da lei: “porque a alegria do SENHOR é a vossa força..”. Provavelmente o povo chorava por compreender a lei do Senhor, talvez reconhecendo sua baixa posição perante Deus, mas o povo foi instruído por Neemias e Esdras que aquele tempo era um tempo de experimentar uma alegria que brota em nosso coração por meio de um relacionamento com o Altíssimo. É um contentamento dado por Deus. A força significa lugar de segurança, refúgio e proteção que só temos ao lado do Todo-Poderoso.
Queridos irmãos, qual de nós que nunca se deixou se levar pelas emoções da vida? Esquecendo-nos que Deus pode nos proporcionar alegria, segurança e paz que excede todo entendimento?
Vamos nos esforçar para ter a alegria de Deus em nós, seguindo o exemplo de Paulo e Silas.
Não é fácil agir como esses dois heróis, mas se fosse impossível não veríamos tantos irmãos em nosso tempo sofrendo lutas terríveis e perseguições, continuando firmes com Jesus, esperando em Deus o melhor que Ele tem pra dar.
“Filipenses 4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”
Marcelo Guimarães
Fale comigo – guimaraesguimaraes@hotmail.com
www.extravaganteadoracao.blogspot.com
terça-feira, 16 de novembro de 2010
VISÃO PRÁTICA DA ADORAÇÃO
O QUE É ADORAÇÃO E LOUVOR?
LOUVOR É ELOGIAR – QUALQUER UM PODE ELOGIAR A DEUS,
ADORAÇÃO – É BEM MAIS PROFUNDO E ÍNTIMO,
SE ANALISARMOS ALGUNS SIGNIFICADOS EM GREGO E HEBRAICO
ADORAÇÃO TEM A VER COM:
• PROSTRAR-SE – HUMILHAR-SE (AP 4:10),
• TEMOR - RESPEITOATOS 18:13
• CANTAR – SALMO 98:5 - 22:3
• TOCAR – SALMO 150
• SERVIR, OBEDECER AP 7:15
• ESTILO DE VIDA: JOÃO 9:31 -
• RECONHECER OS ATRIBUTOS DE DEUS: SANTO, MISERICORDIOSO, JUSTO, AMOROSO, FORTE, ETERNO....
PARA RECONHECER OS ATRIBUTOS DE DEUS EU PRECISO TER RELACIONAMENTO COM DEUS. NINGUÉM CONHECE E RECONHECE AS QUALIDADES DE OUTRA PESSOA SEM TER RELACIONAMENTO.
ADORAÇÃO SÓ É POSSÍVEL COM UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM DEUS.
DEUS CRIOU O HOMEM PARA TER RELACIONAMENTO COM ELE
• CRIOU ADÃO E EVA E IA CONVERSAR TODO FINAL DE TARDE;
GEN 3:8-9 –
8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?
• CRIOU O TABERNÁCULO PARA PODER HABITAR NO MEIO DO POVO,
Êxodo 25:8- “E farão um Santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.”
• MAS POR CAUSA DO PECADO – SÓ FALAVA ATRAVÉZ DE MOISÉS
• PARA RESTAURAR O RELACIONAMENTO COM O HOMEM ENVIOU JESUS
PARA HAVER ADORAÇÃO É NECESSÁRIO RELACIONAMENTO
ORAR – CONVERSAR COM DEUS –
• PARA MANTER UM RELACIONAMENTO PRECISA-SE CULTIVÁ-LO
• ISSO LEVA A INTIMIDADE COM DEUS.
COMO DEVE SER A ADORAÇÃO?
O TEXTO DA MULHER SAMARITANA QUE VAI TIRAR ÁGUA DO POÇO, BEM CONHECIDO NOSSO, JESUS DIZ QUE A ADORAÇÃO DEVE SER EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
JOÃO 4:23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
EM ESPÍRITO DO MEU ESPÍRITO PARA O ESPÍRITO DE DEUS. POR QUE SOMOS SERES ESPIRITUAIS QUE TEMOS UMA ALMA E HABITAMOS EM UM CORPO. NOSSA BASE É ESPIRITUAL E NÃO A CARNE, POIS QUANDO MORREMOS NOSSO ESPÍRITO É QUE CONTINUA VIVENDO E VOLTA PARA DEUS.
EM VERDADE – SEM MÁSCARAS, SEM FALSIDADE, RECONHECENDO QUE É PECADOR, MAS QUE DESEJA ADORAR A DEUS.
DAVI ERA ASSIM RECONHECIA SEU PECADO PEDIA PERDÃO, SE VOLTAVA PARA DEUS E O ADORAVA. TANTO ERA ASSIM QUE ACHOU GRAÇA EM UM TEMPO DE LEI QUANDO PECOU COM BETESEBA. NA LEI OS ADÚLTEROS DEVERIAM SER APEDREJADOS, MAS DEUS O POUPOU.
ADORAÇÃO NÃO É SOMENTE ATRAVÉS DA MÚSICA COMO MUITOS PENSAM
• A MÚSICA É SÓ UM DOS MEIOS PELOS QUAIS ADORAMOS A DEUS.
• NA BIBLIA NÓS TEMOS OS SALMOS QUE SÃO POEMAS CANTADOS (MÚSICAS), MAS SE ANALISARMOS A PALAVRA NÓS VEREMOS QUE SER UM ADORADOR É MAIS PROFUNDO QUE ISSO!
O QUE É SER UM ADORADOR?
É QUERER ATRAIR A ATENÇÃO DE DEUS!
E COMO SE ATRAI A ATENÇÃO DE DEUS?
• AMANDO A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS!
ABRAÃO DEMONSTROU SEU AMOR A DEUS ATRAVÉS DE UMA OBEDIÊNCIA TAL, AO PONTO DE QUASE SACRIFICAR SEU FILHO ISAQUE.
EM MINHA CONCEPÇÃO EU DEMONSTRO MEU AMOR A DEUS OBEDECENDO.
ESSA É A MAIOR ADORAÇÃO QUE PODEMOS PRESTAR A DEUS.
EM I SAMUEL 15:22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.
PORQUE SAMUEL DISSE ISSO?
• POR QUE A ADORAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO, ALÉM DOS SALMOS, ERA FEITA ATRAVÉS DE SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS, CEREAIS, VINHO.
• SÓ QUE MUITAS VEZES AS PESSOAS APRESENTAVAM SUA OFERTA PERANTE DEUS E LOGO DEPOIS JÁ ESTAVAM PECANDO, DESOBEDECENDO A DEUS.
VAMOS TOMAR POR EXEMPLO SAUL QUE FOI REJEITADO COMO REI E DAVI QUE ASSUMIU SEU LUGAR. A BÍBLIA NOS DÍZ QUE DEUS REJEITOU SAUL E QUE DAVI ERA O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS. POR QUE ?
• POR QUE O CORAÇÃO DE DAVI ERA DIFERENTE DO CORAÇÃO DE SAUL.
I SAMUEL 15:11 Então o Senhor falou a Samuel : Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.
SE EXAMINARMOS AS ESCRITURAS DAVI TAMBÉM PECAVA, MAS LOGO RECONHECIA SEU ERRO E PEDIA PERDÃO, TANTO É QUE QUANDO PECA COM BETE-SEBA ACHA GRAÇA EM UM TEMPO DE LEI. JÁ SAUL SE JUSTIFICAVA DE TODAS AS FORMAS E NÃO ADMITIA SEU ERRO PERANTE DEUS.
ESSA É A DIFERENÇA ENTRE UM CORAÇÃO ADORADOR, QUE ADORA EM ESPÍRITO E EM VERDADE E UM CORAÇÃO DISTANTE DOS PRINCÍPIOS DIVINOS.
NO NOVO TESTAMENTO JESUS DIZ A FELIPE:
JOÃO 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
EM MINHA OPNIÃO PODERIAMOS REESCREVER ESSE VERSÍCULO ASSIM:
• AQUELE QUE ME OBEDECE É O QUE ME ADORA VERDADEIRAMENTE.
POR QUE DO QUE ADIANTA CANTAR PALAVRAS DE AMOR A DEUS, MAS NÃO OBEDECÊ-LO? DESSA FORMA SÓ ESTAMOS CANTANDO COM A BOCA E NÃO OFERECENDO UMA ADORAÇÃO VERDADEIRA, DE CORAÇÃO AO NOSSO SENHOR.
JÁ QUE ESTAMOS FALANDO EM NOVO TESTAMENTO ESTAMOS NA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA E NÃO MAIS NA LEI. HOJE TODOS NÓS SOMOS SACERDOTES, E PODEMOS ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS E NÃO SOMENTE OS QUE EXERCEM O MINISTÉRIO DE ADORAÇÃO.
• ANTES SÓ OS SACERDOTES PODIAM APRESENTAR OS SACRIFICIOS DE ADORAÇÃO E ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS UMA VEZ POR ANO NO SANTÍSSIMO LUGAR PARA PEDIR PERDÃO DOS PECADOS.
• HOJE TODOS NÓS SOMOS SACERDOTES E PODEMOS ENTRAR COM OUSADIA NA PRESENÇA DO SENHOR ATRAVÉS DO SANGUE DE JESUS.
HEB 10:19 - Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
• SANTISSIMO LUGAR – REFERE-SE AO TABERNÁCULO – ONDE SÓ O SACERDOTE PODIA ENTRAR UMA VEZ AO ANO.
HOJE PODEMOS ENTRAR A QUALQUER MOMENTO NA PRESENÇA DE DEUS
I PEDRO 2:5 - vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
ELE QUER DIZER QUE HOJE NÓS SOMOS O TABERNÁCULO, QUE DEUS HABITA EM NÓS.
SOMOS SACERDOTES – PODEMOS ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS SEM QUE NINGUÉM PRECISE NOS REPRESENTAR, SÓ JESUS É NOSSO ÚNICO INTERCESSOR DIANTE DO DEUS PAI.
ONDE A MÚSICA ENTRA NESSA HISTÓRIA?
COMO JÁ DISSEMOS A MÚSICA É UM DOS MEIOS DE LOUVAR E ADORAR
Em Salmo 96:1 diz: Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
CANTAI AO SENHOR É ORDENANÇA! É UM MANDAMENTO PRA NÓS, o verbo está no imperativo. Todos nós devemos cantar ao Senhor.
VAMOS OBSERVAR A ORIGEM DA MÚSICA:
• A MÚSICA TEM SUA ORIGEM EM DEUS, POIS TUDO FOI CRIADO POR ELE.
JOÃO 1:3 –
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.
SE DEUS CRIOU TODAS AS COISAS, FOI ELE QUEM CRIOU A MÚSICA E SUA ESTRUTURA, ISTO É, MELODIA, ARMONIA E RÍTIMO.
O CÉU SEMPRE FOI E CONTINUA SENDO E SERÁ CHEIO DE MÚSICA
• QUANDO A TERRA FOI CRIADA OS ANJOS PRESENCIAVAM A CRIAÇÃO E CANTAVAM LOUVORES AO CRIADOR.
JÓ 38:4-7 – Deus diz a Jó
4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento.
5 Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel?
6 Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina,
7 quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus (anjos) bradavam de júbilo?
ESSE VERSÍCULO FALA DOS SERES CELESTIAIS – IMAGINE DEUS CRIANDO E OS ANJOS DIZENDO GLÓRIA EM FORMA DE MÚSICA, MELODIAS MARAVILHOSO, NÃO É?
• QUANDO DEUS CRIOU O HOMEM – A MÚSICA ESTAVA DENTRO DO HOMEM – BATIDA DO CORAÇÃO ISSO É RÍTIMO
• A NATUREZA ADORA A DEUS COM SEUS SONS, ÁRVORE, VENTO, CANTO DOS PÁSSAROS, BARULHO DAS ÁGUAS.
SALMOS 96:11-12
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque
COMO ÁRVORE CANTA?
O VENTO BATE NAS FOLHAS QUE PRODUZEM DIFERENTES SONS.
PARA SER UM ADORADOR É NECESSÁRIO ENFRENTAR UM INIMIGO!
• O DIABO QUER ATRAPALHAR A ADORAÇÃO A DEUS.
• ELE NÃO QUER QUE VOCÊ ADORE NEM OBEDECENDO NEM CANTANDO
PORQUE? ELE QUER QUE VOCÊ SEJA REBELDE E PERCA SEU RELACIONAMENTO COM DEUS ASSIM COMO ELE FEZ, ELE SE PERDEU E QUER QUE VOCÊ SE PERCA TAMBÉM.
ANTES DE SUA QUEDA, QUANDO AINDA ELE ERA LÚCIFER, ELE ERA RESPONSÁVEL PELA MÚSICA NO CÉU, ERA O MODELO DA PERFEIÇÃO, E ALGO BEM INTERESSANTE QUE PODEMOS OBSERVAR NAS ESCRITURAS É QUE ELE TINHA INSTRUMENTOS ENCRUSTADO NELE, NO SEU PRÓPRIO CORPO. NA BÍBLIA NA VESÃO DE JÃO FERREIRA ALMEIDA NO TEXTO DE EXEQUIEL PODEMOS VER:
EZEQUIEL 28:13
13- Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
INFELIZMENTE ELE SE ACHOU TÃO ESPECIAL E SE ORGULHOU DISSO.
• SE ACHOU AUTO SUFICIENTE - ISAÍAS 14:12-14, TÃO AUTO-SUFICIENTE QUE NÃO PRECISAVA DA PRESENÇA DE DEUS E ISSO O LEVOU A DESGRAÇA.
É POR ISSO QUE O DIABO LUTA COM VOCÊ!
• PARA VOCÊ NÃO TER RELACIONAMENTO COM DEUS, PARA NÃO LER A PALAVRA, NÃO ORAR, NÃO JEJUAR;
• NÃO PRESTAR ATENÇÃO NO QUE CANTA;
• PRA TIRAR SUA CONCENTRAÇÃO NO PERIODO DO LOUVOR;
• ELE FAZ DE TUDO PARA VOCÊ DESOBEDECER A DEUS.
CONCLUSÃO:
ADORAR É :
É CANTAR, É EXPRESSÃO CORPORAL (BATER PALMAS SL 149, DAVI DANÇOU NA PRESENÇA DE DEUS, LEVANDO A ARCA DA ALIANÇA), MAS MAIS DO QUE TUDO ISSO É UM ESTILO DE VIDA, É OBEDECER A DEUS E TER RELACIONAMENTO COM ELE!
DEVEMOS ADORAR EM TODOS OS MOMENTOS:
• QUANDO PASSAMOS PROVAS- PAULO E SILAS - ATOS 16:25-26,
• PARA LIBERTAÇÃO INTERIOR I SAM 18:10 – DAVI TOCA SAUL É LIBERTO,
• PARA VENCER GUERRAS INTERIORES E EXTERNAS– REI JOSAFÁ NA GUERRA II CRO 20-21-22
ME PERGUNTARAM:
PODEMOS ENSINAR ALGUÉM A ADORAR?
MINHA RESPOSTA É QUE PODEMOS INFLUÊNCIAR, MAS NÃO ENSINAR
POR QUE SER ADORADOR É UMA ESCOLHA PESSOAL.
Marcelo Guimarães
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
DEIXE AS COISAS VELHAS PARA TRÁS E PRODUZA PÉROLAS !
A Ostra e a Pérola
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"...
As pérolas são feridas curadas, pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?
Você já sofreu os duros golpes do preconceito?
Já recebeu o troco da indiferença?
Então, produza uma pérola !!!
Cubra suas mágoas com várias camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.
Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras" Vazias, não porque não tenham sido feridas, mas, porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.
Um sorriso fala mais que mil palavras.. (Autor desconhecido)
APLICAÇÃO
Provérbios 18:19 - Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.
Creio que esse versículo vem a apoiar essa pequena ilustração. Quantas vezes nos fechamos para o mundo quando somos ou nos achamos magoados, injustiçados, traídos e tudo mais que nos possa fazer vítimas de situações.
Não vale a pena ficar remoendo coisas que ficaram no passado, pois essas coisas nos impedem de crescer, de ir adiante, de estar cumprindo os propósitos de Deus para nossas vidas.
Precisamos renovar a nossa mente pelo poder restaurador do ESPIRITO SANTO DE DEUS!
Romanos 12:2 - Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Nós só produziremos pérolas em nossas vidas se agirmos como nessa pequena ílustração, deixando que as experiências más de nossos relacionamentos e golpes da vida se transformem em pérolas, isto é, em coisas boas para nós e para os outros, afinal quando alguém usa um colar de pérolas, adorna a sí mesmo, mas também é uma visão muito agradável para quem olha.
Filipenses 3:13 - Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante
DEIXE AS COISAS VELHAS PARA TRÁS E PRODUZA PÉROLAS !
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
PRECISO PERDOAR, E AGORA?
O assunto sobre o perdão é algo que nos ronda dia a dia ou se assim posso dizer culto após culto.
É muito fácil nós citarmos aos outros Mateus 5:39 que diz sobre oferecer a outra face – “ Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”.
Dar a outra face é fácil para quem está de fora, pois seus sentimentos estão fora do problema e está conseguindo pensar racionalmente e com clareza, mas e quando eu estou no meio desse vendaval chamado raiva ou ressentimento?
Quando estamos no meio do vendaval é muito mais difícil, mas não é impossível, pois podemos deixar que Deus trabalhe gradualmente em nosso ser.
Geralmente vemos a necessidade de perdão dentro da igreja, pois é o lugar onde convivemos, trabalhamos e por vezes erramos uns com os outros e ficamos magoados com nossos líderes, pastores, irmãos por várias razões e até certo ponto o descontentamento é normal, podemos senti-lo, pois não podemos impedir nossos sentimentos de existirem, mas podemos aprender a lidar com eles para que não nos dominem e com isso impediremos que faça morada em nosso coração.
O mais importante de tudo é se desfazer da vontade de vingar-se:
Provérbios 4:29 - Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.
A nossa primeira reação é querer nos vingar, agir por nós mesmos ou então vestimos a pele de “cristão espiritual” e dizemos logo assim: “- Deus me fará justiça!”. Realmente Deus faz justiça, mas não podemos esquecer que quando pedimos justiça ela vem para os dois lados, então se você estiver errado, logo terá que encarar a justiça divina também.
Coloque em prática Provérbios 20:22 - Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará.
Espere pelo Senhor, pois se houver a necessidade de agir Ele sabe como e quando é a melhor maneira de agir. Não haja por você mesmo, você pode estragar tudo.
Ore à Deus e tente uma reconciliação
Seja sincero com Deus e ore falando de seus sentimentos e claro se houver condições é de extrema necessidade procurar a pessoa que você julga que lhe fez mal e conversar com amor, sabedoria e tentar resolver o problema de uma forma madura, pois na palavra de Deus diz:
Mateus 5:23-25 - 23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Há casos Difíceis!
Há casos em que uns dos lados envolvidos não aceita conversar para uma reconciliação e se torna impossível realizar a vontade de Deus a qual é que tenhamos comunhão madura e real com todos, contudo mesmo assim podemos seguir em paz com a outra pessoa e com nós mesmos. Se conseguirmos perdoar e olhar para a pessoa que nos fez algo que julgamos ruim e não sentimos mais revolta, dor ou outro sentimento que nos faça mal, então é sinal que realmente perdoamos e podemos ficar em paz, caso contrário é um alerta de que ainda temos que exercer o perdão em nossas vidas.
Muitas vezes perdoamos e nos acertamos, mas percebemos que se torna impossível andar junto ou trabalhar com uma pessoa, nesse caso creio que podemos aplicar Amós 3:3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Temos o dever de perdoar e ter paz com todos, mas não somos obrigados a permanecer amarrados em alguém que vive nos magoando ou fazendo coisas que nos prejudicam, mas torno a dizer, vamos fazer o possível para viver em comunhão e em paz com nosso irmão pois é essencial para que as bênçãos do Senhor venham até nós.
Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Para concluir deixo este Salmo muito conhecido mas diz algo profundo, diz que onde há união o Senhor ordena sua Benção!
Salmos 133
1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.
Marcelo Guimarães
segunda-feira, 17 de maio de 2010
PERMITA-SE SER DISCIPLINADO
Irmãos nós sabemos que nos dias de hoje não é fácil lidar com o tema disciplina na Igreja, pois a igreja perdeu muito dos valores cristãos e o princípio da autoridade foi adormecido em nossas mentes.
O Papel dos líderes espirituais está sendo reduzido pelos membros das igrejas como se fossem apenas abençoadores e não direcionadores e disciplinadores, quando o papel principal de um líder é direcionar para que o liderado esteja cumprindo seu papel no corpo de Cristo.
As vezes erramos, pois somos humanos.
Quando pecamos, ou erramos o alvo, não dá pra voltar atrás e desfazer o pecado más podemos voltar ao caminho certo e fazer o máximo para não errar novamente.
I João 1:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Ninguém está livre de errar, seja com o irmão ou dando lugar aos desejos carnais, más se não conseguimos nos livrar desse erro sozinhos se torna necessário que nossos líderes nos ajudem ministrando a disciplina com amor.
A disciplina com amor traz restauração!
Há necessidade de disciplina no Corpo de Cristo, pois todo Cristão está sujeito a errar e a disciplina faz parte do crescimento espiritual. Todo cristão tem a responsabilidade de corrigir um outro crente que pecou, convencê-lo do seu erro e colocá-lo no caminho certo outra vez.
Lucas 17:3-4 - 3 Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.
A igreja não pode ser omissa com relação à disciplina, precisa ensinar de uma forma correta e a forma correta é a palavra de Deus. O objetivo da correção é produzir arrependimento, restauração e não condenação e culpa.
II Timóteo 4:1-2 - 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
II Timóteo 3 16-17 - 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
Permita-se ser disciplinado para ser um servo preparado para a boa obra. Veja na disciplina uma oportunidade para crescer.
sábado, 24 de abril de 2010
CAIA SOBRE A PEDRA
Mateus 21:44 - E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
Fica muito claro se lermos os versículos anteriores Mat. 21:42 à 44, que essa pedra é Cristo, que foi rejeitado, mas se tornou a principal pedra, a pedra angular.
Segundo esse versículo nós devemos cair sobre essa pedra que representa deixar Deus fazer em nós, tirar nosso coração duro e moldá-lo como quiser.
Cair sobre a pedra é deixar que tudo que é da nossa alma: desejos, decisões, sentimentos e toda nossa vontade seja quebrada, tirada de nós. Mesmo sabendo que isso vai doer escolhemos nos atirar sobre essa pedra, Cristo, nos entregando totalmente.
Quando não queremos nos atirar sobre a pedra e resistirmos ao trabalho de Deus em nós, a pedra cairá sobre nós e seremos reduzidos a pó. Há uma grande diferença entre se jogar e ser atingido, pois é doloroso se jogar sobre a pedra, mas é mortal ser atingido por essa pedra, pois significa virar pó, ou seja, morte espiritual.
Precisamos perder nossa vida por amor a Jesus!
Mateus 16:25 pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
Calma irmãos! Não estou pedindo que você morra fisicamente. Como disse anteriormente precisamos que nossa alma seja trabalhada por Cristo para podermos viver uma vida plena Nele.
A palavra vida nesse versículo se refere à alma, pois na versão original do grego a palavra significa alma (psyche). Nossa alma nunca foi destinada por Deus para ter domínio, pelo contrário, ela foi feita para ser sujeitada ao espírito. Segundo esse versículo temos negar a alma o direito de viver, mover e escolher independente de Deus, ou seja, negar a vontade da alma e fazer a vontade do espírito, negar o nosso “eu”.
Caia sobre a pedra e domine sua alma!
Passos para domar a alma:
Como vimos nossa alma nunca foi destinada por Deus para ter o domínio e sim para sujeitar-se ao espírito.
Ef. 6:6 – 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus,
1° passo – Negar nosso “eu”- Significa negar a alma o direito de viver, mover e escolher independentemente de Deus.– Mat. 16:24-26 - 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;25 pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?
I Cor. 9:24-27 - 24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.
2° passo - Desmamar nossa alma – A alma é como uma criança. Se você não ceder a ela , ela fará “birras”, ou seja, fará de tudo para conseguir o que deseja. Ficará triste, cansada, desanimada, doente para conseguir realizar o que quer. Por esse motivo devemos desmamá-la como uma criança para que o espírito possa dominar.
Isaías 28:9-10 - 9 Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? e a quem fará entender a mensagem? aos desmamados, e aos arrancados dos seios? 10 Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.
Salmo 131:1-2 - 1 Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim.
2 Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo.
Não tenha dúvidas irmãos que é muito doloroso cair sobre a rocha, pois nós amamos viver conforme nossa vontade, sem termos que confrontar nós mesmos e negar nossa alma, mas é muito mais doloroso saber que eu posso satisfazer minha alma aqui nesse mundo e viver uma eternidade longe de Deus.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
VENCENDO NO SILÊNCIO!
Acho que esse tipo de mensagem não é o que nós cristãos mais gostamos de ouvir, pois é difícil aceitar de boca calada, sem murmurar as provas e as pessoas que nos atingem, mas Deus tem maneiras diferentes de executar seus planos. Nosso Deus é criativo e sabe executar cada detalhe para levar seus filhos para onde Ele quer, como quer, para que através de tudo isso o Seu Nome seja Glorificado.
No começo das provas nós temos a tendência de citarmos todos os versículos possíveis que nos falam de vitória, que Deus é fiel, enfim, todas promessas que Deus tem para nós, mas após algum tempo em que a luta persiste fica difícil ter a mesma atitude.
Quando escrevia essa pequena mensagem e coloquei o título, estava me referindo ao silêncio que devemos fazer em atitude de fé. Silêncio que não é de tristeza, mas de certeza que o meu redentor responderá aos meus inimigos carnais, espirituais e a quaisquer outros que possam existir, sem que eu abra a minha boca para responder a eles ou tomar uma atitude contra eles.
Em um dos cultos, em uma ministração da Pra. Regina ouvi essa frase profética: - “Você vencerá em silêncio, assim como Cristo, o cordeiro de Deus, venceu em silêncio na cruz, você também vencerá”. Isso me despertou para uma das maneiras que podemos agir diante das provações.
Há circunstâncias em que não podemos abrir a boca pois se dissermos qualquer coisa poderemos dar munição para que nosso inimigo haja ainda mais contra nós.
Então o que fazer?
• Abra sua boca no momento certo, e fale com a pessoa certa: II Reis 4:8-37
Um bom exemplo disso é a mulher Sunamita que não podia engravidar e o profeta Elizeu profetizou sua gravidez e depois de alguns anos seu filho veio a morrer.
A mulher Sunamita não contou para ninguém que seu filho havia morrido, nem para seu marido ou para Geazi, servo de Elizeu, só contou quando chegou diante do profeta.
O silencio dessa mulher prova a fé que tinha e que Deus poderia devolver a vida de seu filho, e Deus assim o fez.
• Peça direcionamento de Deus para falar e agir na hora certa: Josué 6
Josué foi direcionado por Deus para lutar contra Jericó. Foi lhe ordenado que rodeasse a cidade em silêncio durante seis dias, só na sétima vez do sétimo dia é que puderam tocar trombetas e gritar.
Em minha concepção o silêncio ajudou a não contaminarem uns aos outros com palavras de desânimo, murmuração e descrença, pois temos uma tendência a anular o que cremos em nossa mente e espírito, falando o que estamos sentindo em nossa alma ( emoções ) e aí corremos o perigo de profetizarmos contra nós mesmos. Prov.18:21 A morte e a vida estão no poder da [língua]; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Siga o exemplo de Josué que foi direcionado por Deus e esperou o momento certo de falar e agir e foi presenteado com a vitória.
Querido você que está lendo essa pequena mensagem peça para que Deus o oriente sempre em tudo o que for fazer e nunca deixe que o falar demasiadamente venha roubar sua bênção. Em muitas situações mesmo estando coberto de razão não haja precipitadamente em falar ou irar-se, mas fique em silêncio, espere o momento certo, Deus vai agir em seu favor e lhe dará a vitória, pois Ele é o Deus do impossível!
Marcelo Guimarães
No começo das provas nós temos a tendência de citarmos todos os versículos possíveis que nos falam de vitória, que Deus é fiel, enfim, todas promessas que Deus tem para nós, mas após algum tempo em que a luta persiste fica difícil ter a mesma atitude.
Quando escrevia essa pequena mensagem e coloquei o título, estava me referindo ao silêncio que devemos fazer em atitude de fé. Silêncio que não é de tristeza, mas de certeza que o meu redentor responderá aos meus inimigos carnais, espirituais e a quaisquer outros que possam existir, sem que eu abra a minha boca para responder a eles ou tomar uma atitude contra eles.
Em um dos cultos, em uma ministração da Pra. Regina ouvi essa frase profética: - “Você vencerá em silêncio, assim como Cristo, o cordeiro de Deus, venceu em silêncio na cruz, você também vencerá”. Isso me despertou para uma das maneiras que podemos agir diante das provações.
Há circunstâncias em que não podemos abrir a boca pois se dissermos qualquer coisa poderemos dar munição para que nosso inimigo haja ainda mais contra nós.
Então o que fazer?
• Abra sua boca no momento certo, e fale com a pessoa certa: II Reis 4:8-37
Um bom exemplo disso é a mulher Sunamita que não podia engravidar e o profeta Elizeu profetizou sua gravidez e depois de alguns anos seu filho veio a morrer.
A mulher Sunamita não contou para ninguém que seu filho havia morrido, nem para seu marido ou para Geazi, servo de Elizeu, só contou quando chegou diante do profeta.
O silencio dessa mulher prova a fé que tinha e que Deus poderia devolver a vida de seu filho, e Deus assim o fez.
• Peça direcionamento de Deus para falar e agir na hora certa: Josué 6
Josué foi direcionado por Deus para lutar contra Jericó. Foi lhe ordenado que rodeasse a cidade em silêncio durante seis dias, só na sétima vez do sétimo dia é que puderam tocar trombetas e gritar.
Em minha concepção o silêncio ajudou a não contaminarem uns aos outros com palavras de desânimo, murmuração e descrença, pois temos uma tendência a anular o que cremos em nossa mente e espírito, falando o que estamos sentindo em nossa alma ( emoções ) e aí corremos o perigo de profetizarmos contra nós mesmos. Prov.18:21 A morte e a vida estão no poder da [língua]; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Siga o exemplo de Josué que foi direcionado por Deus e esperou o momento certo de falar e agir e foi presenteado com a vitória.
Querido você que está lendo essa pequena mensagem peça para que Deus o oriente sempre em tudo o que for fazer e nunca deixe que o falar demasiadamente venha roubar sua bênção. Em muitas situações mesmo estando coberto de razão não haja precipitadamente em falar ou irar-se, mas fique em silêncio, espere o momento certo, Deus vai agir em seu favor e lhe dará a vitória, pois Ele é o Deus do impossível!
Marcelo Guimarães
Assinar:
Postagens (Atom)