quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PRECISO PERDOAR, E AGORA?



O assunto sobre o perdão é algo que nos ronda dia a dia ou se assim posso dizer culto após culto.

É muito fácil nós citarmos aos outros Mateus 5:39 que diz sobre oferecer a outra face – “ Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”.
Dar a outra face é fácil para quem está de fora, pois seus sentimentos estão fora do problema e está conseguindo pensar racionalmente e com clareza, mas e quando eu estou no meio desse vendaval chamado raiva ou ressentimento?

Quando estamos no meio do vendaval é muito mais difícil, mas não é impossível, pois podemos deixar que Deus trabalhe gradualmente em nosso ser.
Geralmente vemos a necessidade de perdão dentro da igreja, pois é o lugar onde convivemos, trabalhamos e por vezes erramos uns com os outros e ficamos magoados com nossos líderes, pastores, irmãos por várias razões e até certo ponto o descontentamento é normal, podemos senti-lo, pois não podemos impedir nossos sentimentos de existirem, mas podemos aprender a lidar com eles para que não nos dominem e com isso impediremos que faça morada em nosso coração.

O mais importante de tudo é se desfazer da vontade de vingar-se:


Provérbios 4:29 - Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.


A nossa primeira reação é querer nos vingar, agir por nós mesmos ou então vestimos a pele de “cristão espiritual” e dizemos logo assim: “- Deus me fará justiça!”. Realmente Deus faz justiça, mas não podemos esquecer que quando pedimos justiça ela vem para os dois lados, então se você estiver errado, logo terá que encarar a justiça divina também.

Coloque em prática Provérbios 20:22 - Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará.

Espere pelo Senhor, pois se houver a necessidade de agir Ele sabe como e quando é a melhor maneira de agir. Não haja por você mesmo, você pode estragar tudo.
Ore à Deus e tente uma reconciliação


Seja sincero com Deus e ore falando de seus sentimentos e claro se houver condições é de extrema necessidade procurar a pessoa que você julga que lhe fez mal e conversar com amor, sabedoria e tentar resolver o problema de uma forma madura, pois na palavra de Deus diz:

Mateus 5:23-25 - 23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,


24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.

Há casos Difíceis!

Há casos em que uns dos lados envolvidos não aceita conversar para uma reconciliação e se torna impossível realizar a vontade de Deus a qual é que tenhamos comunhão madura e real com todos, contudo mesmo assim podemos seguir em paz com a outra pessoa e com nós mesmos. Se conseguirmos perdoar e olhar para a pessoa que nos fez algo que julgamos ruim e não sentimos mais revolta, dor ou outro sentimento que nos faça mal, então é sinal que realmente perdoamos e podemos ficar em paz, caso contrário é um alerta de que ainda temos que exercer o perdão em nossas vidas.

Muitas vezes perdoamos e nos acertamos, mas percebemos que se torna impossível andar junto ou trabalhar com uma pessoa, nesse caso creio que podemos aplicar Amós 3:3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Temos o dever de perdoar e ter paz com todos, mas não somos obrigados a permanecer amarrados em alguém que vive nos magoando ou fazendo coisas que nos prejudicam, mas torno a dizer, vamos fazer o possível para viver em comunhão e em paz com nosso irmão pois é essencial para que as bênçãos do Senhor venham até nós.



Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.



Para concluir deixo este Salmo muito conhecido mas diz algo profundo, diz que onde há união o Senhor ordena sua Benção!



Salmos 133


1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!


2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;


3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.




Marcelo Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário