sábado, 8 de março de 2014

Aceite o Novo de Deus




“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois, o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo; nem se põe vinho novo em odres velhos, se o fizer, a vasilha arrebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará; ao contrário, põe-se vinho novo em odres novos  e ambos se conservam”. Mateus 9:16,17

As metáforas nas duas parábolas foram retiradas da cultura da época. Pano novo ainda não tinha encolhido com as lavagens, de modo que o uso de pano novo em roupa velha, causaria o rompimento da roupa velha pois o pano novo vai encolher quando for lavado.
Os odres eram feitos de uma pele inteira de um animal, como um bode, por exemplo, então eles secavam a pele toda do animal, no sol, cortavam as pernas, cortavam o rabo, selavam as extremidades. Através desse processo a pele tomava o formato de garrafa, uma garrafa de pele. Dentro era colocado o vinho que ficava ali fermentando, fermentava tanto que aquela pele parecia que iria estourar, ficava nesse ponto porque o gás, o dióxido de carbono liberado pelo processo de fermentação esticava a pele ao limite, ao seu limite máximo.
O processo de fermentação durava de dois a quatro meses dentro desse odre fazendo com que a pele desse odre foi esticada até o seu limite. O teor de álcool chegou a uns 12% e o colágeno que é o responsável a dar a pele toda essa capacidade de ser esticada, já foi desgastada pelo álcool, a habilidade de ser esticada acabou, não existe mais, esta pele não pode sofrer novas pressões ou ela se romperá. Portanto se um vinho novo fosse colocado naquele Odre ele se romperia.

Muitas vezes Deus deseja colocar o vinho novo em nós, mas pra isso precisamos deixar que Ele mude conceitos, relacionamentos, pensamentos e ações no nosso viver. Precisamos deixa-lo tocar em nós para que sejamos transformados em Odres novos, para suportarmos o vinho novo, ou seja, o novo que Ele quer fazer através de nós, pois se ficarmos como estamos, um Odre velho, não vamos aguentar e vamos estourar.

Em nossa vida espiritual se torna necessário se abrir pro novo que Deus tem pra nós, mesmo que para isso tenhamos que suportar o incômodo que a transformação do Odre e a pressão do vinho novo causarão em nós. É deixar que a maturidade espiritual nos possua e nos faça crescer, mesmo que isso doa.

O profeta Isaías diz assim: “Esqueçam o que se foi, não vivam no passado, vejam! Estou fazendo uma coisa nova, ela já está surgindo, vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho.” (Isaías 43:18,19)

Deus está fazendo coisas novas, mas nós temos dificuldade em perceber, temos dificuldade de aceitar, pois estamos em nossa zona de conforto e achamos que sofreremos menos se nos mantivermos como estamos.

Deus tem tantas coisas novas para fazer em nós, mas Ele só faz isso se deixarmos que as velhas estruturas sejam modificadas, renovadas.
Aceite transformação de Deus para que você e outras pessoas possam desfrutar uma nova unção, um novo agir, através do vinho novo de Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário