sábado, 29 de março de 2014

A MINHA GRAÇA TE BASTA



“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:7-10

Acredito que não gostamos de ouvir de Deus essa frase: “A minha graça te basta”, porque entendemos que nossa luta e aflição continuará por mais um tempo e ninguém gosta de continuar passando por uma luta ou prova, pois não queremos sofrer, essa é a grande realidade. Mas foram nos momentos das lutas, das privações, das tribulações, das perdas, que Paulo mais aprendeu a depender de Deus e da sua graça.

No caso de Paulo percebemos que Deus estava trabalhando em seu interior para que ele não se ensoberbecesse, ou em nossa linguagem de hoje, não ficasse “se achando”, pois  Paulo era um homem cheio de conhecimento humano sobre as escrituras e também cheio do Espírito Santo, uma combinação que faz com que o homem se destaque dentre as pessoas. Como nós seres humanos não sabemos lidar com o poder que vem do céu e muitas vezes tomamos os méritos para nós mesmos, Deus decidiu que um “espinho na carne” faria Paulo se por em seu lugar, reconhecendo que tudo vem de Deus e tudo é pra Deus.

Quando um servo de Deus consegue olhar de uma forma madura para a situação em que vive e vê nas perdas, nas fraquezas, nas dificuldades, não um motivo de derrota, mas de aprendizado,  para que sua fé cresça e assim se aproxime mais de Deus é um sinal que se deixou trabalhar por Deus e entendeu o propósito da luta que foi concedida pelo Senhor para moldá-lo.

Lembro aqui aos queridos que nem toda luta é sinal de que temos orgulho ou pecado a ser tratado, pois há lutas que nos vem que não saberemos nessa vida o motivo de terem vindo.  O fato é que principalmente quando o Senhor quer nos usar Ele permite as provas para nos moldar assim como fez com Paulo, pois para mim isso é um fato indiscutível.


Na verdade o fato é um só, quando estamos fracos de nós mesmos, corremos para os braços de Deus, pois só Ele pode nos fortificar e capacitar para fazer sua obra. Quando estamos fortes de forças próprias, isto é, cheio de nós mesmos, não deixamos espaço para que o Espirito de Deus possa agir através de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário