terça-feira, 28 de agosto de 2012

Igreja e Reino de Deus São a mesma Coisa??


IGREJA e REINO de DEUS SÃO A MESMA COISA?

 

A definição só da palavra reino é – Soberania, governo real, legal ou genealógica, isto é que passa de pai para filho. É uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação, e "é totalmente separado de todos os outros membros do Estado".

 

Reino de Deus: É o lugar da habitação de Deus. O Reino de Deus ou o reino dos céus, como apresentado nas palavras de Jesus Cristo, está ligado à sua obra redentora, reino que não é do mundo na sua origem ou conservação. Não é político também, com limites geográficos ou de raças, mas sim um domínio espiritual e moral em que Deus é supremo.

O Reino de Deus é o governo soberano que Deus exerce sobre aqueles que foram libertos das trevas e transferidos para o reino de seu Filho.

 

Cl.1:13-   “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;”

 

O reino de Deus começou com o ministério real de Cristo na terra e será consumado na eternidade. (Mateus 25:31-46)

 

O Reino de Deus Começa no coração do homem:

 

O reino de Deus não vem de aparência exterior, pelo contrário está no coração do homem que conhece a Deus e consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Lucas 17:20-21 -  Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; - 21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

 

O Reino de Deus é espiritual:

 

O Reino de Deus não é construído de coisas externas, como de uma satisfação passageira como a comida ou da realização de desejos egoístas da carne, mas escolhe privilegiar a alegria espiritual de deixar de tais desejos.

 

Rom 14:17 -  “porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.”

 

Usos e costumes não definem o reino de Deus:

 

Uma vez que nós cristãos fomos libertos de  costumes ritualistas do passado não devemos deixar com que outros nos prendam novamente. Nenhuma atitude humana pode ser acrescentada ao mérito da morte de Cristo na Cruz, a qual é a única aceitável aos olhos de Deus. Nossas ações por si só não podem ser definidas como reino de Deus.

 

Col 2:8,20-23 - 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,

21 tais como: não toques, não proves, não manuseies,

22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?

23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

 

A RELAÇÃO ENTRE REINO DE DEUS E IGREJA

 

A relação entre o Reino de Deus e a igreja está em que o Reino está presente na Igreja, eles são como uma unidade. A igreja hoje é o instrumento para a manifestação do Reino de Deus na Terra, pois foi chamada para pregar o evangelho de Cristo, o mesmo evangelho que Paulo pregava.

 

Heb 12:28 - Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;

Mc 16:15 -  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Mat 16:18-19 - 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sujeição



SUJEIÇÃO



Isaías 55:3- “Deem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma Aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.”



Como é difícil nos sujeitarmos à vontade de Deus. Seria muito bom se a vontade de deus sempre coincidisse com a nossa, mas infelizmente ou felizmente a vontade de Deus na maioria das vezes é diferente da nossa.

Creio que realmente o Pai sabe o que é melhor pra nós, mas como é complicado dizer para nossa alma, nossos sentimentos se aquietarem e saber que ele é Deus e deixá-lo agir como só Ele sabe.

Realmente a nossa vontade é de ter uma jornada fácil nesse mundo, ninguém gosta de sofrer, ser trabalhado, ser disciplinado, na verdade gostamos de ser amados, recompensados e compreendidos.

Será que essa é a melhor maneira de vivermos, de crescermos?

Por mais difícil que seja a jornada cristã ainda acredito que a vontade de do Senhor é a melhor e é a que trará mais benefício ao nosso caráter e ao nosso viver, mesmo não compreendendo o que acontece ao nosso redor.

Tenho descoberto a cada dia que se eu buscar a Deus, sua presença me renovará e me dará forças para realizar seu querer em minha vida.

Se você tem procurado se sujeitar a vontade do pai, saiba não será fácil, mas tenha a consciência que Ele te sustentará e você terá paz, pois estará no centro da vontade Dele.

Creia a vontade do Pai sempre é melhor do que a sua, pois Ele sabe o que é melhor pra você, mesmo que agora doa no seu interior mais adiante você colherá o fruto da obediência.

Lembre-se de Davi que se sujeitou a vontade de Deus e foi honrado aos olhos dos homens e ficou conhecido como o homem segundo o coração de Deus.



Marcelo Guimarães – 03/07/2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Autoridade Espiritual Para Quê?


AUTORIDADE ESPIRITUAL:


Atos 19:11-18 NTLH – PAULO E OS FILHOS DE CEVA

"Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus.

Alguns judeus que andavam de um lugar para outro, expulsando espíritos maus, quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar os espíritos maus, dizendo a eles:

Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam! Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. Mas certa vez um espírito mau disse a eles:

— Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são? Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas.

E todos os que moravam em Éfeso, judeus e não judeus, souberam disso. Eles ficaram com muito medo, e o nome do Senhor Jesus se tornou mais respeitado ainda. Então muitos dos que creram vinham e confessavam publicamente as coisas más que haviam feito."


O QUE É AUTORIDADE ESPIRITUAL?


DO GREGO = EXOUSIA = AUTORIDADE DELEGADA (TRANSMITIDA POR DEUS).

  • ALGUÉM QUE ADQUIRIU O DIREITO DE MANDAR, FAZER LEIS OU JULGAR.


DEUS NOS TRANSMITE ESSA AUTORIDADE ESPIRITUAL

  • PORQUE DEUS É A AUTORIDADE MÁXIMA?



    • FOI ELE QUEM CRIOU TODAS AS COISAS (SL. 93:1- HEB.1:3)



Colossenses 1:16 -  Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.



  • E ELE NOS TORNA REPRESENTANTES DELE:



    • SOMOS SEUS EMBAIXADORES – (IICOR. 5:20)



“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”


QUANDO ESTAMOS EM CRISTO, TEMOS AUTORIDADE ESPIRITUAL.


  • POIS SOMOS REPRESENTANTES DE DEUS AQUI NA TERRA.

 PARA QUE EU PRECISO DA AUTORIDADE ESPIRITUAL?

  • PARA MANIFESTAR A AUTORIDADE DE DEUS AO MUNDO ATRAVÉS DA IGREJA.
A AUTORIDADE DADA AOS DISCIPULOS, AOS APÓSTOLOS

 É PARA NÓS TAMBÉM.

A AUTORIDADE DADA A PEDRO POR JESUS:

MAT. 16:18 -  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;


NESSE VERSÍCULO JESUS FAZ UM TROCADILHO:

PEDRO = PEDRA PEQUENA

SOBRE ESTA PEDRA = ROCHA GRANDE FIRME = JESUS

EDIFICAREI A MINHA IGREJA .


SOBRE A PEDRA GRANDE E FIRME, QUE É JESUS, A IGREJA SERÁ EDIFICADA.


PEDRO SERIA UM INSTRUMENTO USADO POR DEUS, E NÃO O ALICERCE, POIS O ALICERCE É JESUS.


ESSA AUTORIDADE QUE JESUS CONFERE A PEDRO E A  NÓS É PARA:

  • VENCER SATANÁS E O INFERNO;
  • EDIFICAR A IGREJA, O CORPO DE CRISTO;
  • CONSTRUIR, AJUDAR NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO, NOSSOS IRMÃOS;
  • PRA REALIZAR FUNÇÕES NO CORPO DE CRISTO (IGREJA).
  • PARA VOCÊ VENCER NO MUNDO ESPIRITUAL E ISSO REFLETIR NO MUNDO FÍSICO.
COMO POSSO SER USADO PARA EDIFICAR A IGREJA?


ATRAVÉS DOS DONS MINISTERIAIS, DONS ESPIRITUAIS E DONS MOTIVACIONAIS.


5 DONS MINISTERIAIS: (Ef. 4:11)


  • PASTOR: CUIDA DAS “OVELHAS” MEMBROS IGREJA;
  • EVANGELISTA: GANHA ALMAS PRA JESUS
  • MESTRE: ENSINA A PALAVRA
  • PROFETA: DIRECIONA A IGREJA, ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS
  • APÓSTOLOS: FUNDAM IGREJAS, DÃO SUPORTE A ELAS

ESSES 5 MINISTÉRIOS SÃO IMPORTANTES POIS SÃO OS OMBROS DO CORPO DE CRISTO:

  • AJUDAM A CONDUZIR A IGREJA, PRA ONDE O CABEÇA, JESUS DESEJA.
9 DONS ESPIRITUAIS: I COR. 12:10

  • PALAVRA DE SABEDORIA: É a revelação pelo Espírito Santo de algo que vai acontecer no futuro,
  • Palavra de conhecimento: Revelação sobrenatural sobre coisas que já aconteceram ou estão acontecendo.
dONS DE REVELAÇÃO TEM A FUNÇÃO DE: I Cor. 14:3

EDIFICAR – LEVANTAR A PESSOA
            eXORTAR - DIRECIONAR
            CONSOLAR – tRAZER ALÍVIO

  • Discernimento de espíritos: Esse don permite que vejamos no reino espiritual com olhos espirituais.
PARA SABERMOS QUE ESPÍRITO ESTÁ AGINDO E COMO DEVEMOS AGIR.


  • Dom da fé: Que vai além da fé natural, é pra realizações de coisas sobrenaturais.

FÉ PARA CONQUISTAR CURAS, BÊNÇÃOS, VENCER O IMPOSSÍVEL


  • Operação de milagres ou maravilhas:  ressuscitar mortos, cego vendo, mudo falando, multiplicar pães.

  • Dons de cura: Cura sobrenatural de doenças sem métodos naturais.

  • PROFECIA: expressa palavras inspiradas pelo Espírito Santo. (PREGAÇÃO)

  • Variedade de línguas: É o falar numa língua não aprendida anteriormente. vOCÊ É EDIFICADO

  • Interpretação de línguas: é essencial para o aproveitamento do dom de línguas na igreja.

DONS MOTIVACIONAIS: MAT.25:14-30 – LUCAS 19:11-27


A PARÁBOLA DOS TALENTOS, NOS REVELA QUE DEUS NOS DÁ DONS PARA MULTIPLICA-LOS E USÁ-LOS.

- A UM DEU 5, OUTRO 2 E A OUTRO 1 – DOIS DELES MULTIPLICARAM, O QUE RECEBEU 1 NÃO.

OS TALENTOS REPRESENTAM NOSSOS:

  • DONS, HABILIDADES, RECURSOS.
  • PARA ABENÇOAR AS PESSOAS.
PROFECIA:( CONVERSA); A MAIOR PROFECIA É A PALAVRA DE DEUS
  • MINISTÉRIO: REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS BRAÇAIS, SOM, LIMPEZA, CONTAR DÍZIMO NA IGREJA, ETC;
  • ENSINO: DA PALAVRA OU DA SABEDORIA HUMANA;
  • EXORTAR: MOTIVAR, CONSOLAR, ADVERTIR AMIGAVELMENTE.
  • CONTRIBUIR: FINANCEIRAMENTE
  • PRESIDIR: LIDERAR, ADMINISTRAR;
  • MISERICÓRDIA: PESSOA COM EMPATIA PELOS OUTROS, MINISTRA AS NECESSIDADES DOS IDOSOS, PRESOS, POBRES. SÃO CHEIAS DE PERDÃO E COMPAIXÃO.
  • SOCORRO: DÃO SUPORTE A OUTROS, DEFENDE, PROTEGE.
COMO A AUTORIDADE ESPIRITUAL PODE REFLETIR
NO MUNDO FÍSICO?

QUANDO OBEDECEMOS A DEUS TEMOS AUTORIDADE, E BÊNÇÃOS:

OBEDECER SIGNIFICA SUBMETER-SE A PALAVRA EM TODAS AS ÁREAS:

  • AMANDO UNS AO OUTROS;
  • RESPEITANDO NOSSO FÍSICO – NÃO BEBER, FUMAR, SEXO – EXAGEROS, POIS SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. ( )
  • FINANCEIRAMENTE – DIZIMANDO, NÃO GASTANDO DEMAIS
  • NO LAR – RESPEITANDO O COMPANHEIRO, FILHOS, SUPRINDO DE AMOR E FINANCEIRAMENTE;
  • NA IGREJA – RESPEITANDO A TODOS, AMANDO, AJUDANDO, TRABALHANDO.

AS BÊNÇÃOS DE DEUT. 28:1-2 – SE OUVIRES E GUARDAR = OBEDECER – SEREMOS ABENÇOADOS.

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO – MAT. – 6:9-13 – Ler na bíblia

 SEJA FEITA A TUA VONTADE – (V.10) - EU ME SUBMETO A VONTADE DO PAI


APÓS A SUBMISSÃO VEM:

·         NOSSA PROVISÃO DIÁRIA (V.11)

·         PERDÃO DOS PECADOS (V.14 E 15)

·         LIBERTAÇÃO DO MAL (V.13)


OBEDIÊNCIA A DEUS E A SUA PALAVRA É O SEGREDO
PARA AUTORIDADE:

Mt. 12:30- JESUS DIZ: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.”

LUCAS 6:46  E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

ESTÁ BEM CLARO NESSE VERSÍCULO – QUEM NÃO O OBEDECE É CONTRA ELE.


DEUS NÃO CONCEDE AUTORIDADE PARA QUEM NÃO ESTÁ COM ELE.

PORQUE:

  • NINGUÉM PODE OBEDECER O QUE NÃO CONHECE,
PORTANTO TEMOS QUE TER INTIMIDADE COM DEUS,

  • TENDO INTIMIDADE COM ELE TEREMOS AUTORIDADE ESPIRITUAL.
PORQUE JESUS MANIFESTOU AUTORIDADE NA TERRA?

  • PORQUE OBEDECEU AO PAI.
  • O CONHECIA INTIMAMENTE
SUBMISSÃO DE JESUS – MAT. 26:39 – SE FOR POSSÍVEL AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE, CONTUDO SEJA FEITA A TUA VONTADE.

COMO CONSIGO OBEDECER?

SÓ DEIXANDO QUE O ESPIRITO SANTO ME CONTROLE. (ROM.12:1-2)

Romanos 12:1-3 NTLH

"1- Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.

2- Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

NÃO TOMAR A FORMA DO MUNDO – IDÉIAS, CONCEITOS, COSTUMES;
  • TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO;
QUEM É RESPONSÁVEL NO AGIR EM NOSSO INTERIOR – O ESPÍRITO SANTO, POIS ELE É QUEM CONVENCE.

  • PARA EXPERIMENTARMOS A VONTADE DE DEUS.
CONCLUSÃO:


DEUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA AUTORIDADE ESPIRITUAL 

  • PARA QUE VOCÊ VENÇA O DIABO
  • PARA TRABALHAR NO SEU REINO
  • PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS
  • PARA VOCÊ SER ABENÇOADO