quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estudo sobre Predestinação


Queridos esse estudo não é meu, mas optei por postar por ser interessantíssimo e de uma fonte confiável.

ESTUDO SOBRE PREDESTINAÇÃO (pastor Silas Malafaia)

A Predestinação


Por Pastor Silas Malafaia

Inicialmente queremos dizer que o nosso objetivo é enriquecer este assunto e não fazer alguma objeção ou acrescentar algo das minhas palavras que nosso Senhor não tenha dito ou o Espírito Santo. "Nós queremos trazer o assunto da predestinação à luz da Bíblia. A Bíblia fala em predestinação? Sim. Claro que a Bíblia fala em predestinação. Nós encontramos na Bíblia que Deus determinou o futuro de Israel e o futuro da Igreja; o que não aceitamos e não encontramos respaldo bíblico é que Deus já tenha determinado o futuro individual de cada ser humano, isto é, o homem quando nasce já está predestinado ao céu ou ao inferno, conforme uma escolha prévia de Deus. Isso, absolutamente não aceitamos e reafirmamos que não encontramos respaldo bíblico. Não aceitamos os seguidores da predestinação que fazem com que Deus escolha pessoas, previamente, umas para o céu e outras para o inferno. Absolutamente, não cremos nisso. É sobre isso que vamos colocar aqui, em nome do Senhor Jesus". Primeiramente, o que é Predestinação? “É o ato de destinar antecipadamente”. Predestinado quer dizer, “eleito de Deus. Destinado de antemão”. A predestinação está intrinsecamente ligada à salvação e esta é eterna. Uma vez que a tenhamos recebido, ela está garantida eternamente. Da parte divina a garantia é total e absoluta. Da parte humana é preciso permanecer na graça do Filho de Deus para que a salvação se concretize em sua vida. Analisemos o que o Espírito Santo nos diz sobre esse assunto:
1º) Efésios 1:4-5,11 – "como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade," Fomos escolhidos ou eleitos por Deus nosso Senhor antes da fundação do mundo (Cf. Mat.25:34; 20:23 e Mc.10:40; 13:20,27;). Não fomos nós que O escolhemos, mas foi o nosso Salvador quem nos escolheu (Cf. João 15:16) e Sua eleição não é por nossas obras, mas por Aquele que chama. Ele não apenas nos predestinou, mas também chamou-nos. Após haver feito a escolha, então Ele nos chamou (Cf. Rom.8:28-30; 9:11,22-24; Coloss.3:12 e II Tess.2:13). A eleição e o chamamento do Pai eterno foram iniciados por Ele mesmo, não por nós; eles são a segurança de nossa salvação (II Tim.2:10; I Pedro 1:2; II Pedro 1:10 e Apoc.17:14).
2º) Romanos 8:29 - Fomos predestinados depois de termos sido conhecidos pelo nosso Deus. Quando Ele toma conhecimento de antemão das pessoas, faz recair nelas a Sua escolha (Gál.4:9; 1:15; Isa.49:1,5; Jer.1:5: I Cor.8:3 e Atos 9:15). Do mesmo modo o Senhor fêz quando foi p/ escolher um povo para Ele, a fim de que O servisse e refletisse o Seu caráter no mundo.
O Israel literal: Cf. Deuter.7:7; Amós 3:2; Osé.13:5; e o Israel espiritual: Cf. Rom.11:5,7,28 e I Pedro 2:9). "Agora vamos ler Hebreus 5.9:
"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem," E sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. Quem são os que Lhe obedecem? Leiamos Apoc.14:12.
Uma outra passagem bíblica, para respaldar o que vamos comentar aqui:
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens," (Tito 2:11 RA). A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Em outras versões diz que "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” (RC). Muito bem. Eu li aqui a primeira passagem de Efésios 1.4-5 que diz que "também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo". O que eu quero dizer para você querido; Paulo aqui, nessa passagem, está entrando na área da presciência de Deus. Você sabe que Deus possui atributos exclusivos da divindade: o atributo da onipotência (que Deus possui todo poder), o da onipresença (que Deus está em todo lugar) e da onisciência (que Deus sabe de todas as coisas). Dentro do atributo da onisciência, que Deus sabe de todas as coisas, existe a presciência. Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas Ele sabe antecipadamente.
O que Paulo está começando aqui a dizer é que Deus não é igual ao homem que faz as coisas de improviso e na hora que aparece os problemas. Deus é um Deus sábio. Deus é um Deus de planos e propósitos. O que Paulo está dizendo é que Deus preparou um grande plano.
Eu quero que você preste atenção, no que está escrito em Apocalipse 13.8":
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8 RC). Primeiro Ele está falando dos que adoram a Besta ou o sistema religioso e depois sobre os que estão escritos no livro da vida do Cordeiro. Você já está escrito? O que é ligado na terra é também ligado no céu.
"Quando a Bíblia diz que Jesus foi morto antes da fundação do mundo, não está querendo dizer, na essência da palavra, que ele morreu antes da fundação do mundo. Por que? Jesus morreu aproximadamente há 2.000 atrás. O que a Bíblia está querendo dizer nessa passagem é que havia um plano preparado antes da fundação do mundo para salvar o homem do inferno. Agora, em Efésios 1.4-5, Paulo usa a mesma linguagem: "que antes da fundação do mundo, Deus já providenciara um plano. Ele elegeu, primeiro, a pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que aceita Jesus hoje é eleito em Cristo". Veja que o versículo diz: "nos elegeu nEle". Isso significa que quando você aceita a Jesus hoje, por sua livre e espontânea vontade, você está, automaticamente, participando do plano que foi elaborado por Deus antes da fundação do mundo. Quando você aceita Cristo hoje, você está participando de um plano que foi elaborado antes da fundação do mundo. Deus elegeu a Cristo e todo aquele que aceita Jesus, está eleito em Cristo.
É importante observar nessa passagem que a eleição é primeiro, isto é, ela precede à predestinação. Primeiro você aceita a Cristo. E você sabe que significa aceitar a Cristo? Aceitar a Cristo é submeter-se a Ele, é obedecê-lo, é segui-lo, é ser fiel até o fim, depois sim; depois que você é eleito a Cristo. Depois que você aceita a Cristo como seu Salvador, você estará pronto a estar predestinado para o céu. Se você seguir a Cristo aqui na terra, você terá a garantia do céu. Isso é o significado de Efésio 1.4-5. Eu posso citar um exemplo: um indivíduo se ingressa na faculdade, no primeiro ano de engenharia. Ele está predestinado a ser engenheiro, isto é, o seu futuro está predestinado que seja engenheiro. Mas para que ele seja engenheiro, tem que cursar 5 anos na universidade e tem que ser aprovado em todas as provas. Está implícito isso". É o caso da obediência! O discípulo de Cristo Jesus obedece a Lei de Deus porque é salvo e não para ser salvo, entende isso?(João 15:10 e Romanos 13:8-10)
"Querido, o que Deus escolheu e predestinou foi um povo que “ guarda os Seus mandamentos e tem a fé de Jesus” e não uma denominação.(Apoc.12:17) É aí que nós diferenciamos da linha da predestinação de alguns que acham que Deus escolheu pessoas individualmente, ora uns para o inferno, ora outros para o céu. Isso não. A Bíblia quando diz respeito à predestinação, diz que Deus predestinou um povo. E você pode ver que em Efésios - capítulo primeiro - versículos 4 e 5 está no plural: "... nos elegeu nele ... para que fôssemos [é PLURAL] ... e nos predestinou para filhos [filhos é PLURAL]." Nós não encontramos uma palavra no singular dizendo que Deus determinou individualmente pessoas - Ele predestinou um povo - predestinou um grupo. E quem é que Deus predestinou para o céu? Está na boca de qualquer crente: Deus predestinou a Igreja - a Igreja está predestinada - o futuro da Igreja é ir para o céu", Ele não falou as igrejas, sabe por que? Porque a Igreja gerou filhos e filhas ou seja, membros; ela não gerou filhas(igrejas).
"Vamos ler 1Pedro 2.9-10:
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (1 Pedro 2:9-10 RA). Olha o que Pedro está dizendo, ele diz: vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido; olha vocês que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; não eram, mas agora são - são por quê? Por causa de Cristo. Nós não encontramos nada no singular. Nós encontramos aqui, Pedro falando da Igreja" a qual inclui tanto judeus como gentios. E esta só pode ser a Igreja Remanescente, a qual está arrolada nos céus, entende?(Cf. Apoc.12:17 e Hebr.12:23) "Isto está bem claro - a Igreja está predestinada ao céu e quem participar da Igreja", estará ligado ao Corpo de Cristo.(Cf. Efésios 4:12 e Colos.1:24) E então, tem certeza de que você está ligado à Igreja verdadeira e não à Babilônia?
3º)Apocalipse 21:7 – Quem é o vencedor? O vencedor é aquele que ouve a voz do Espírito Santo, corresponde ao Seu chamado e persevera firme na graça do Salvador e Senhor Jesus Cristo até o fim (Cf.Mat.10:22; 24:13; Mc.13:13; Lc.21:19; At.1:14; 2:42,46; 6:4; 11:23; 13:43; 14:22; Rom.2:7; I Cor.15:1;Efés.6:18; I Tim.4:16; II Tim.2:12; Hebr.10:36; 12:1; Tia.1:25; Apoc.1:9; 2:2-3,19; 3:10; 13:10). Finalmente o Espírito Santo diz quem são os perseverantes. Apoc.14:12). Portanto, é preciso perseverar: a) unanimemente em oração; b) na doutrina; c) unânimes na Igreja; d) no Senhor; e) na graça de Deus; f) na fé; g) no evangelho; h) com toda a oração e súplica; i) em fazer o bem; j) na obra de Deus; k) na perfeita lei de Deus; l) em guardar os Mandamentos de Deus e a fé em Jesus; m) na Palavra de Deus; n) até o fim.
Como Isaías e Jeremias o Senhor nosso Deus te escolheu desde o ventre de tua mãe para que sejas Seu discípulo. Vais aceitar o chamado do teu Salvador? Se estás afastado da comunhão com a Sua Igreja, o Mestre te chama de volta para o aprisco das ovelhas, para que exerças o teu ministério. “Lembra-te de que Cristo não te purificou para que voltasses (como um porco) para o teu antigo lamaçal (II Pedro 2:22), mas sim, para que fosses uma nova criatura e vivesses nova vida, segundo a vontade de Deus. Sê diligente, pois, para não suceder que, por tua negligência e ingratidão, venhas a perder de novo este favor (imerecido) e esta misericórdia”. - F.F.Bruce, Romanos, p.229 – Série Cultura Bíblica. Se todos receberam a salvação e estão garantidos para sempre, então por que há joio na Igreja? (Veja o Tópico Os Salvos e os Perdidos na Igreja). Qual a sua conclusão? Você foi predestinado para a salvação ou a Igreja foi predestinada? O que você está esperando para aceitar tão grande salvação?(Apoc.22:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário