sábado, 12 de maio de 2012



Lucas 15:1-32

Ovelha perdida, Dracma perdida, filho pródigo

O filho pródigo

Nessa parábola vemos no filho mais novo o retrato da humanidade atual:

          Busca pelos próprios interesses, egoísmo, busca dos prazeres carnais.

          Desperdiça o que Deus quer para sua vida.

          O resultado é tristeza, degradação, morte espiritual.

Deus nos dá liberdade de escolha:


Nesses versículos de Lucas podemos perceber a liberdade que Deus concede a humanidade, pois a figura do pai do filho pródigo refere-se a Deus Pai.

Podemos concluir que Deus não obriga o homem a viver como Ele deseja, mas sim deixa com que ele tome suas decisões, mesmo ansiando que ele opte por servi-lo.

Podemos afirmar isso tomando por base o costume judeu de não dividir a herança prematuramente, sendo que nessa parábola acontece ao contrário, a herança é concedida ao filho mais novo antecipadamente. Esse fato deixa claro como Deus dá livre arbítrio ao homem para escolher seu caminho (Lc. 15:12).

A ovelha e a Dracma perdida.

Revelam que Deus no seu amor busca a pessoa perdida para salvá-la.

Nelas aprendemos :
 
          A importância na busca dos perdidos;

          Nenhum trabalho ou sofrimento é demasiado na busca dos perdidos para levá-los à Cristo. A busca da dracma perdida revela o escorço da mulher em procura-la remetendo-nos a atitude que temos que adotar perante as almas que não são salvas. (15:8)

          O cristão deve orar para que o espirito Santo encha seu coração de desejo de levar os pecadores à salvação.

 O filho pródigo

Nessa parábola temos retratada de uma maneira figurada o amor de Deus para com o ser humano, que o aceita como é, mas não o deixa como está. Lc.15:20 –

          O pai o viu de longe – Deus fica a nossa espera

          O pai moveu-se de compaixão - O amor de Deus nunca cessa.

Nosso Pai celestial não somente nos aceita, mas também nos restaura:

Lc 15:22

Roupas novas: Somos lavados de todo pecado, através do sangue de Jesus; (Ef.1:7- Ap. 3:4-5)

O anel no dedo: Autoridade. Quando estamos em Jesus temos autoridade em Seu nome, somos feitos filhos de Deus. (Ef.1:5; Mc 3:14-15)

Sandálias nos pés: Escravos andam descalços, sandálias tem a conotação de homens livres, libertos pelo sangue de cristo.

Na palavra de Deus, em efésios, Paulo recomenda para nos revestamos de toda Armadura de Deus. Dentre os assessórios usados nessa armadura encontramos um que entendemos que devemos ter em nossos pés, para estarmos calçados com a preparação do evangelho.  Quando o homem está em Cristo é dirigido pela sua palavra e não pelos seus desejos. (Ef. 6:15, Sl 119-105)

 Para ser restaurado é necessário arrependimento:

O filho pródigo caiu em si, se arrependeu e voltou à presença do Pai – Lc15:21

É necessário que nos arrependamos de nossos caminhos errados para voltarmos à presença de Deus e ocupar o lugar de filhos.

 Ser restaurado para ser usado:

 Nosso Pai celestial deseja nos restaurar para nos usar no resgate de outros filhos pródigos, mas muito tem negligenciado essa vontade de Deus se tornando como o irmão mais velho.

O irmão mais velho indignado representa a pessoa que é religiosa aparente, que está longe do que Deus quer e do propósito do reino que é: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16 : 15). O filho mais velho se sente injustiçado e que é melhor que seu irmão. Através desse fato podemos compará-lo cos os fariseus e escribas que criticavam Jesus por receber “aquela gente de má fama” e achavam que não mereciam atenção.

Conclusão:

É muito importante que nos empenhemos na busca de almas que estão perdidas, assim como a dracma e a ovelha que se perderam, essa é a vontade de Deus para nós.

É fundamental deixarmos Deus nos restaurar como restaurou a vida do Filho pródigo.

É essencial nos livrar do pensamento que somos melhores por estarmos dentro de uma igreja, pois todos dependemos da graça de Deus para sermos salvos.



Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3 : 23)



Marcelo Guimarães

www.extravaganteadoracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário