segunda-feira, 28 de abril de 2008

Personagem Naamã
Textos Bíblicos II Reis 5 – Lucas 4:27
Narrativa de sua vida

fatos importantes
Naamã era um comandante do exército Sírio do rei Bem-Hadade. Era Muito respeitado e honrado por seu rei, pois por meio dele, Deus havia dado vitória contra os Assírios (nota 5.1 – B.N.V.I.).
Embora Israel tivesse feito um tratado de paz com os sírios durante o reinado de Acabe, combates secundários na fronteira continuavam entre os dois países como conseqüência da batalha pelo controle de Ramote-Giliade, onde o rei Acabe foi morto (II Reis 22:1 à 40).
Em um desses ataques feitos a Israel, as tropas da Síria tinham levado cativa uma menina que passou a servir a mulher de Naamã. A menina percebendo que o comandante sofria de lepra, revelou a sua senhora que havia um profeta em Israel que poderia curá-lo.
Assim que Naamã tomou conhecimento disso compartilhou com seu rei, o qual lhe deu uma carta, um tanto quanto arrogante, ordenando ao rei de Israel que providenciasse a cura da lepra de seu comandante.
Juntamente com a carta Naamã levou também trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.
Quando Naamã se apresentou ao rei de Israel, este ficou desconfiado e exaltado com as exigências da carta e rasgou suas vestem em sinal de desespero, pensando que o rei da Síria procurava um motivo para se desentender com ele.
O profeta Eliseu ouviu a respeito do que estava acontecendo e enviou uma mensagem ao rei para que enviasse Naamã até ele.
Chegando o comandante à casa de Eliseu, este é recebido por um mensageiro que o orientou, a mando do profeta, a se lavar sete vezes no rio Jordão, para que sua pele fosse restaurada.
A princípio, o comandante sírio, arrogante, desdenhou sua proposta achando que seria humilhação fazer tal coisa e rejeitou o remédio, mas seus auxiliares o convenceram a submeter-se ao tratamento recomendado pelo profeta e Naamã foi curado.
Ao ser curado da lepra, Naamã voltou à casa de Eliseu e insistiu para que aceitasse o ouro, a prata e as roupas que havia trazido, mas o profeta gentilmente recusou.
Naamã Confessou que o Deus de Israel era o único e verdadeiro Deus e levou consigo duas cargas de mula da terra de Canaã.
Quando Naamã estava a certa distância, Geazi, servo de Eliseu, o alcançou e mentiu dizendo que o profeta havia pedido Trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas para ajudar dois discípulos dos profetas e escondeu para si os presentes. Quando Geazi se apresentou a Eliseu, descobriu que Deus havia revelado ao profeta sua atitude e o profeta lançou sobre Geazi e seus descendentes uma maldição, a qual era sofrer da mesma doença de Naamã, a lepra.
Características de seu caráter Pontos positivos:
 Respeitado e honrado por seu rei, valente: II REIS 5:1 “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso”.
 Fiel e submisso a seu rei, compartilhou com seu rei o que pretendia: II REIS 5:4 Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.

Pontos negativos:
 orgulhoso II Reis 5:11 “Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso”.
Há fatos repetitivos ou algo especial em sua vida?  Mesmo sendo estrangeiro (gentio), tendo costumes e deuses diferentes e ocupando um cargo de confiança do rei sírio, creu no Deus vivo do profeta Eliseu e declarou que não havia outro Deus, senão o Deus de Israel: II Reis 5:15 “Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo”.

 O fato de uma menina israelita que foi levada escrava para a Síria e servir justamente a esposa de Naamã e mais interessante ainda que ela não temeu mas indicou um profeta de Deus para que seu senhor fosse curado. II Reis 5:3 “Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

 Jesus cita Naamã como o único leproso na época de Eliseu a ser curado. Lc 4:27 - Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
Há alguém a quem possa ser comparado? Quem? Como? Na passagem do novo testamento, Lucas 17:11-19, na qual é citada a cura dos dez leprosos, o único leproso que volta para agradecer é um gentio, isto é, um estrangeiro, e dá glória a Deus pelo milagre, assim como Naamã que também era gentil e voltou para agradecer o profeta Eliseu e reconhecer que só o Deus de Israel era Deus.
Lucas 17:11-19 - De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,
13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
Existe outra fonte a ser consultada? Bíblia: Lucas 17:11-19
Dicionário Bíblico Wycliffe – Editora CPAD
O que me acrescentou?
 O testemunho de uma menina que era escrava salvou seu senhor da enfermidade física e da morte espiritual.
 Eliseu foi usado por Deus para quebrar o orgulho de Naamã, fazendo-o lavar-se nas águas turvas do rio Jordão, como um sinal de humildade e obediência. Naamã sabia que o rio não poderia curar e percebeu que nesse gesto a cura só poderia ocorrer através de um milagre de Deus, através da palavra do Seu profeta.
 Naamã mesmo sendo estrangeiro foi liberto da lepra e convertido. Isso nos remete ao novo testamento onde a salvação através de Jesus é estendida aos estrangeiros, ou seja, aos gentios. Atos 11:18 “E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida”.

O que posso aprender com esse personagem para minha vida hoje?
 Não importa o que sou perante os homens, pois diante de Deus tenho que revelar o que sou, minhas doenças, meus defeitos, meu orgulho, vaidade;
 A obediência e humildade são requisitos para o cristão desfrutar da presença de Deus e de suas bênçãos;
 A gratidão e reconhecimento pelo que Deus fez por Ele e o desejo de adorar a Deus por esse motivo;
 Mesmo achando que é impossível acontecer alguma coisa, sabemos que Deus pode fazer;
 O nosso testemunho sobre as coisas de Deus podem levar outros a uma experiência com ele, levando-os a conversão, assim como o testemunho da menina.
Outras observações O próprio Jesus Cristo referiu-se a Naamã em Luc. 4:27 a fim de ressaltar que quando do povo de Deus desobedece á sua Palavra, Ele tira deles o seu reino e move outros para experimentarem a sua salvação, justiça e poder.
Mateus 8:10-12 “ Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta”.
11 “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”.
8:12 “Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.

Um comentário:

  1. MARCELO, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELAS MENSAGENS E CONTINUE COM SEU BLOG. PRECISAMOS DIVULGÁ-LO, POIS ESTAS MENSAGENS SERÃO BENÇÃO NA VIDA DE MUITAS PESSOAS, POIS QUEM TE CONHECE SABE O QUANTO VOCÊ LEVA A SÉRIO O MINISTÉRIO E ISTO É EXPRESSADO ATRAVÉS DO QUE VOCÊ ESCREVE NO SEU BLOG. PRA. REGINA

    ResponderExcluir