quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Na adoração deve haver respeito, reverência.

No culto a Deus deve haver reverência. Aliás a palavra respeito é sinônimo das palavras reverência e adoração.
O homem de nossos dias tem se esquecido do Seu criador e abandonado Seus caminhos. Infelizmente essa falta de amor, de temor, de respeito a Deus tem chegado até nossos cultos, ou pelo menos de algumas igrejas. Essa irreverência faz parte da degeneração do homem:
II Timóteo 3:1-2 e 4 – “Sabe, porém isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos e profanos; traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus”.
A reverência é fruto de um coração que tem intimidade com Deus, a intimidade com Ele nos faz reconhecer Sua grandeza e perceber como somos pequenos perto Dele.
Deus é Santo e o temor nos ajuda a entender isso. Quando temos temor de Deus em nossas vidas isso refletirá quando prestarmos culto a Ele e quando nos reunimos Ele deve ser reverenciado, ou seja, respeitado.
Salmos 89-7 – “Deus é tremendamente temido na assembléia dos santos; grandemente reverenciado por todos os que o cercam”.
Como podemos analisar em II Samuel 6:7 – “Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus”. Uzá talvez teve a intenção de cuidar para que a arca não caísse, mas se esqueceu que quem tocasse nela morreria, ou talvez fosse tão comum cuidar das coisas de Deus que acabou fazendo sem reverência e por esse motivo pagou com a vida. No nosso caso a irreverência traz morte ao nosso culto.
MG 2007

Um comentário:

  1. Marcel�o, parab�ns pelo blog, est� �timo!! O estudo do Tabern�culo, bem esbo�ado, claro e objetivo. As palavras sobre rever�ncia, tamb�m, reflexivas e aben�oadoras.

    Fica o meu incentivo para que continue! E que Deus continue lhe aben�oando.

    Abra�o,
    Tiago.

    ResponderExcluir