sábado, 24 de janeiro de 2015

A origem da música inspirado em Nilton Didini Coelho



A origem da música inspirado em Nilton Didini Coelho

Seria muita pretensão precisar em que época em que local se origina a música? Com absoluta, certeza não! Não ha fontes literárias que possam embasar tal conhecimento, seja pelo silêncio da história, seja porque a sua origem se distanciou de memórias gráficas. Todavia, o Senhor nosso Deus, o criador da música, não nos deixou à mercê de suposições e inspirou seus escolhidos para deixar registrado nas sagradas escrituras.

A Bíblia sagrada registra as suas origens

No céu

A música já existia na mente e no coração de Deus de maneira plena e consistente, e tendo certeza de que tudo o que conhecemos não se aproxima do que Deus planejou. Ainda estamos no "cantochão" da música divina.

A Bíblia registra no livro de Jó, no capítulo 38, um expressivo diálogo poético entre Deus e Jó:

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Fazem-mo saber se tens inteligência. Quem lhe pos as medidas, se é que sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas Bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os Filhos e Deus rejubilavam? (V. 4-7)

Essa conversa entre Deus e Jo denuncia que antes da fundação do mundo já havia música no céu , pois "os anjos alegremente cantavam" para glorificar ao criador. Portanto, podemos afirmar que a música tem origem divina, sendo primeiramente executada no céu. Deus, o todo-poderoso, criou a música e o primeiro concerto foi realizado num palco celestial!


A origem da música na terra

As informações sobre a origem da música na terra datam mais ou menos em 4000 A.C. , em que encontramos registro de uma rainha da Mesopotâmia que tocava harpa e tinha uma orquestra de harpistas.

A história da humanidade pode ser falha e inconsistente, pois se baseiam em notícias imprecisas, no entanto a Bíblia sagrada nos diz no livro de Gênesis capítulo quatro, a respeito da origem da música na terra. "E o nome do seu irmão era jubal; esse foi o pai de todos os que tocavam harpa" gn 4:21

Provavelmente Adão, o primeiro homem, em seus momentos de reunião familiar relatava aos seus filhos as experiências que tinha com o criador no jardim do Éden e Talves esse fato possa ter levado Jubal a se inquietar e  desejar obter um meio de adorar a Deus, além dos que já conhecia, os sacrifícios de animais, por exemplo.

Em uma busca criativa pesquisou o que a natureza oferecia: os vegetais, as plantas, os frutos, etc. Talvez tenha iniciado sua obra fazendo fendas, orifícios, nesses objetos naturais obtendo sons que variavam. A partir daí, na medida em que os dias se seguiam, e as experiências avançavam, nascia o primeiro instrumento musical na Terra. Mesmo que fosse um instrumento musical rude, provavelmente tinha uma lógica em sua escala músical, talvez fosse parecido com a flauta doce, que hoje conhecemos. Talvez venha daí o que algumas versões bíblicas trazem no texto de Gênesis 4: 21, que jubal é o pai de todos os que tocam harpa e órgão, em virtude de uma suposta semelhança com o órgão de tubos, encontrado nas grandes catedrais antigas.
É jubal , portanto, considerado pela Bíblia o pai de todos os músicos, pois foi com ele que a música teve início na face da terra