quarta-feira, 30 de abril de 2014




É perigoso ter medo dos outros, mas confiar no Senhor dá segurança. (Provérbios 29:25 NTLH)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

CALVINO E A MÚSICA




João Calvino e a Música na Igreja

MUITO INTERESSANTE ESSE ESTUDO FEITO POR:HÉLIO O. SILVA

É dentro do longo capítulo sobre a oração que Calvino trata do uso apropriado da música cantada na igreja (Institutas, Livro III, cap. XX.31,32). Isso quer dizer que para Calvino, as músicas são as nossas orações cantadas a Deus, como são os Salmos nas Escrituras.

Calvino, seguindo de perto o pensamento de Agostinho de Hipona, afirma que o canto no culto não é somente “um ornamento que dá maior graça e dignidade aos mistérios que celebramos, senão que também serve muito para incitar os corações e inflamá-los em maior afeto e fervor para orar”. Para ele, nossos corações devem se guardar de estarem mais atentos à melodia que ao sentido espiritual das palavras cantadas. E conclui seu pensamento dizendo que “usado com moderação, não há dúvida que o canto é uma instituição muito útil e santa”.

Portanto é errado concluir que Calvino não gostava de música na igreja. Ele era contra o uso que os papistas faziam dela, pois eram feitas somente para o “deleite dos ouvidos” e tirava a atenção das Escrituras.
Calvino mesmo compôs um pequeno saltério com 13 hinos e salmos em 1539, para sua congregação de refugiados em Estrasburgo e contratou posteriormente a Louis Burgeois (importante compositor da época) para ir a Genebra com um duplo propósito: Escrever a música para o novo saltério, e ensinar música na escola de gramática. Além dele, faziam parte dos compositores de Genebra: Clément Marot, Theodore de Beza e Claude Goudimel. 

Os pressupostos básicos de Calvino eram: 
(1) Que a música (melodia) deveria ser composta para a letra e não o oposto. De preferência a Igreja deveria cantar a Palavra, por isso sua predileção pela metrificação dos salmos. 
(2) Que a música conduzisse a congregação a uma verdadeira adoração
(3) Que a música fosse simples. Todos cantavam em uníssono e todos cantavam a mesma música.
Calvino não fazia uso da música coral por causa dos abusos do catolicismo. As peças dos corais eram compostas em língua que o povo não entendia (latim) e eram muito complexas para a participação da congregação, além do que, muitas das vezes sua letra não era sacra, mas secular. Seu objetivo era mais impressionar que santificar. Todavia, 50 anos após a morte de Calvino, com o surgimento de compositores calvinistas de maior calibre o coral e a música instrumental retornaram aos templos das igrejas reformadas. 

A intenção de Calvino era primeiro purificar a Igreja do abuso e depois ensinar uma adoração musical mais comprometida e submissa às Escrituras, uma vez que para Calvino, a música ser apenas bonita ou combinada com palavras religiosas não contribuiria necessariamente para a adoração. Ele cria que não nos reunimos para o entretenimento, mas para o proveito espiritual. A música no culto é serva de elementos essenciais, tais como a pregação da Palavra, as orações e a ministração dos sacramentos. 

            Segundo alguns pesquisadores (Bruinsma e Faustini), Calvino cria ainda que (4)A música deveria ser alegre e com um ritmo vigoroso
Alegre e vigoroso não quer dizer libertino e barulhento! Martin Bucer observou certa vez como era agradável ver a congregação de refugiados pastoreada por Calvino em Estrasburgo cantar. Os salmos metrificados de Genebra foram exportados para a Escócia e Inglaterra, onde a rainha Elizabeth os chamava de “geneva jiggs”; chegando ao Brasil através do casal Kalley em 1861, com a publicação do Hinário Salmos e Hinos

            Os Puritanos desenvolveram no século XVII o chamado Princípio Regulador do Culto, com o qual insistiam que somente aquilo que era ensinado claramente nas Escrituras ou dela fosse claramente depreendido, poderia ser praticado nos cultos cristãos. Isso valia para a doutrina, para a liturgia e para a música. 

            Conclui-se que os calvinistas apreciam uma boa música, seja sacra ou secular, mas desde que essa música seja um reflexo verdadeiro e apropriado do ensino das Escrituras, jamais depondo contra ela, jamais subvertendo seus princípios inspirados por Deus e, especialmente, jamais obstruindo a santidade de nossa conduta e adoração.

Helio O. Silva 
Bibliografia
Juan Calvino, Instituicion de La Religión Cristiana, Livro III.20.32, p.702. / João Faustini, “Calvino e a Música”, Caderno de Estandarte, A Reforma Protestante, p.38-41. / Henry Bruinsma, “Juan Calvino y la Musica Cristiana”, Reforma Siglo 21, vol. 3, nº 3, Novembro de 2001, p.24-25. / Thea B, van Halsema, João Calvino Era Assim, p.?

Estudo: NOVA CRIATURA



NOVA CRIATURA EU SOU

ROMANOS 8:1-2

1- PORTANTO, AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, QUE NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO.
2 - PORQUE A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA, EM CRISTO JESUS, ME LIVROU DA LEI DO PECADO E DA MORTE.


“NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTOJESUS”


AS PALAVRAS: “NENHUMA” E  “CONDENAÇÃO” ESTÃO SE REFERINDO AO FATO QUE SE ESTAMOS EM CRISTO NÃO ESTAMOS MAIS CONDENADOS A MORTE ESPIRITUAL.

NÓS ESTÁVAMOS CONDENADOS A MORTE ESPIRITUAL PELO PECADO DE ADÃO E EVA.

·      POIS ADÃO E EVA FORAM CRIADOS POR DEUS
·      TINHAM RELACIONAMENTO COM DEUS
·      NO MOMENTO EM QUE ELE DESOBEDECERAM A DEUS
·      COMERAM O FRUTO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL
·      FORAM CONDENADOS A  MORTE ETERNA
·      SEPARAÇÃO DE DEUS – MORTE ESPIRITUAL
·      E MORTE FÍSICA

O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI É QUE:

·      SE VOCÊ RECEBEU CRISTO COMO SEU SALVADOR
·      VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS CONDENADO A MORRER ESPIRITUALMENTE

POR QUE?

ISSO ELE NOS RESPONDE NO PRÓPRIO VERSÍCULO:

·      PORQUE QUEM SE CONVERTE NÃO ANDA SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO.
·      PORQUE EM CRISTO NÓS SOMOS TRANSFORMADOS.

TEREMOS NOVAS ATITUDES:

·      SE MENTIA, NÃO MENTIRÁ MAIS;
·      SE ENGANAVA, NÃO ENGANARÁ MAIS;
·      SE MATAVA, NÃO MATARÁ MAIS, ETC...

ALGUMAS PESSOAS INTERPRETAM DE UMA MANEIRA ERRADA ESSE VERSÍCULO

·      ACHANDO QUE PODEM PECAR SEMPRE,
·      PORQUE SEMPRE DEUS IRÁ PERDOAR,
·      POIS NÃO ESTÃO MAIS CONDENADOS.

ESSA INTERPRETAÇÃO É DESCULPA PARA VIVER NO PECADO.



VAMOS VER O QUE O APÓSTOLO JOÃO DIZ A ESSE RESPEITO:

1 JOÃO 2:1 - MEUS FILHINHOS, ESCREVO A VOCÊS ESTAS COISAS PARA QUE VOCÊS NÃO PEQUEM. SE, PORÉM, ALGUÉM PECAR, TEMOS UM INTERCESSOR JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO.

PAULO DESCREVE EM ROM.8:1 A LIBERTAÇÃO  DA SENTENÇA DE MORTE
QUE ESTAVA SOBRE NÓS
1- portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em cristo jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. 

ESSA LIBERTAÇÃO TRAZ UMA MUDANÇA – VOCÊ ANDA SEGUNDO O ESPÍRITO E NÃO MAIS PELA CARNE.

·      VIVER UMA NOVA VIDA
·      TER ATITUDES SANTAS
·      TER FRUTO DO ESPÍRITO Gál 5:22(ser bom, paciente, ter paz, ser alegre, positivo, amar, ser manso, equilibrado)
·      VIVER UMA VIDA DIRIGIDA POR DEUS.

VERSÍCULO 2:

“PORQUE A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA, EM CRISTO JESUS, ME LIVROU DA LEI DO PECADO E DA MORTE.”

QUANDO O ESPÍRITO SANTO ENTRA NO CRISTÃO ELE O LIBERTA DO PODER QUE O PECADO EXERCE SOBRE ELE;

·      QUANDO DEIXAMOS QUE O ESPÍRITO SANTO NOS DOMINE
·      TEMOS CAPACIDADE PARA VENCER O PECADO

SE VOCÊ NÃO TEM VENCIDO O PECADO
É PORQUE NÃO TEM ANDADO EM ESPIRITO
E SIM NA CARNE


EM NÓS HÁ UMA GUERRA DA CARNE CONTRA O ESPÍRITO:
Gálatas 5:16-24

16        Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana (CARNE).
 17      Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.
 18      Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei (condenação).

O QUE A CARNE PRODUZ EM NÓS

 19      As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
 20      a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
 21      as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. (CONDENAÇÃO)


O QUE O ESPÍRITO PRODUZ EM NÓS:

 22      Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
 23      a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.(SEM CONDENAÇÃO)


QUEM ESTÁ EM CRISTO TEM QUE CRUCIFICAR (MATAR) A CARNE.

 24      As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.
 25      Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!
VERSÍ

VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA?

AS 5 MARCAS DE UMA NOVA CRIATURA


1.   MARCA - REGENERAÇÃO (Tito 3:4-5).

GERAR DE NOVO – RENASCIMENTO ESPIRITUAL E MORAL – MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

4 Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos,
5 ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.


JESUS FALA DESSA REGENERAÇÃO – NASCER DE NOVO PARA O FARISEU NICODEMOS

JESUS ENFATIZA A NECESSIDADE ABSOLUTA DO NOVO NASCIMENTO.

João 3:3-5

3 Jesus respondeu: - Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
4 Nicodemos perguntou: - Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
5 Jesus disse: - Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.

SER REGENERADO, NASCER DE NOVO NÃO SIGNIFICA:

·      NASCER EM UM LAR CRISTÃO
·      SER BATIZADO NA IGREJA
·      IR NA IGREJA TODO CULTO
·      TER CARGO NA IGREJA

SER REGENERADO É  DEIXAR DEUS GERAR UMA NOVA VIDA EM MIM.
·      VIDA DIFERENTE DA QUE LEVAVAMOS ANTES DE ACEITAR A CRISTO.
·      VIDA GERADA PELO ESPÍRITO.


2.   MARCA - SANTIDADE:

I JOÃO 3:9
Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai.

·      GERALMENTE AS PESSOAL COMENTAM CONOSCO,
·      VOCÊ É PARECIDO COM SEU PAI, MÃE
·      SE DEUS É NOSSO PAI DEVEMOS SER PARECIDOS COM ELE
·      DEUS NÃO COMETE PECADOS

É ISSO QUE JESUS AFIRMA PARA NICODEMOS:

5 Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

·      NASCER DA CARNE – HOMEM NATURAL – NÃO TEM ATITUDE ESPIRITUAL
·      NASCER DA ÁGUA – ÁGUA SIGNIFICA LIMPEZA – SANTIDADE.


3.   MARCA - AMOR:

I JOÃO 4:7
Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.
1 João 3:14
Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto. (NÃO NASCEU DE NOVO)

·      AMAR AS PESSOAS É UMA MARCA QUE VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA
·      QUE VOCÊ PASSOU DA MORTE PARA A VIDA
·      ISTO É, TEM UMA VIDA ESPIRITUAL
·      SE VOCÊ NÃO AMA ESTÁ MORTO ESPIRITUALMENTE.

AMAR COM UM AMOR QUE DEUS GERA EM NÓS

·      AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO
·      AMAR O INIMIGO
·      SE PEDIR A CAPA DÁ A TÚNICA

LUCAS 6:27-29

27 Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
28 abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
29 Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.
30 Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.



4.   MARCA - PROCURAR A VONTADE DE DEUS

EFÉSIOS 5:15-17
15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.
 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.
 17 Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.

·      PRECISAMOS BUSCAR A VONTADE DE DEUS PARA NOSSA VIDA
·      PARA NÃO SOFRERMOS

PESSOA QUE ANDA SEGUNDO SUA VONTADE E NÃO PELA DE DEUS COLHE O QUE PLANTA.

·      SABER A VONTADE DE DEUS COM QUEM DEVO NAMORAR E CASAR;
·      COMO AGIR NAS SITUAÇÕES;
·      ONDE TRABALHAR;
·      O QUE FAZER NA IGREJA, MINISTÉRIO;

PROCURAR A VONTADE DE DEUS É ESSENCIAL PARA SER BEM SUCEDIDO !


5.   MARCA – COMUNHÃO COM DEUS

SEM TER COMUNHÃO COM DEUS É IMPOSSÍVEL TER:

·      REGENERAÇÃO
·      SANTIDADE
·      AMOR
·      VIVER A VONTADE DE DEUS

2 Corintios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

·      PARA REFLETIR A GLÓRIA DO SENHOR COMO ESPELHO
·      É PRECISO ESTAR PERTO
·      SOMOS TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA = QUANDO ESTAMOS NA PRESENÇA DO SENHOR SOMOS TRANSFORMADOS.

PARE E PERGUNTE A SÍ MESMO: - “EU SOU UMA NOVA CRIATURA?”

·      EU SOU REGENERADO? NASCI DE NOVO?
·      EU TENHO SANTIDADE? AMOR? EU BUSCO A VONTADE DE DEUS? EU TENHO COMUNHÃO COM DEUS?





quinta-feira, 10 de abril de 2014

COMUNHÃO COM DEUS



ESSA PEQUENA ESTÓRIA ILUSTRA BEM O QUE É COMUNHÃO COM DEUS.
Confesso que quando li, me achei em falta com o Pai.
Um abraço a todos!

Um jovem cristão subiu a montanha que ficava de frente ao mar, onde no topo morava um grande mestre cristão, conhecido por ter uma vida de grande comunhão e proximidade com Deus.
Perguntou o jovem:  – Mestre, o que eu faço para ter uma vida de profunda comunhão com Deus? Qual o segredo?

O sábio mestre, sem responder palavra alguma, se levantou, foi até à porta e sinalizou ao jovem que lhe acompanhasse por um caminho.
Desceram a montanha em um silêncio ensurdecedor, pois o jovem estava inquieto para saber a resposta sobre o segredo para se chegar mais perto de Deus.Chegando à praia o mestre continuou caminhando em direção à água. A água batia nos pés, depois nas canelas, nos joelhos e o mestre continuava a ir cada vez mais para o fundo.
O jovem cristão hesitou, mas o mestre insistiu que ele lhe acompanhasse. A água já estava na altura da cintura quando, de repente, o mestre derruba o jovem e segura sua cabeça debaixo d’água, sem dar-lhe qualquer chance de se levantar.
O jovem se debate, tenta escapar dos braços do mestre, se esperneia, bebe água do mar — mas o mestre o segura com a maior firmeza possível.
Quando o jovem cristão já estava quase morrendo afogado, o mestre lhe solta. O rapaz se levanta com violência, finalmente respira engasgado, cospe água salgada e não consegue esconder a raiva que estava sentindo:
- Você está louco?! Você quer me matar?!
O velho e sábio mestre cristão responde:
- Eis o segredo da comunhão com Deus que você está buscando! Está diante de você!
- Qual é esse segredo?
- O dia em que você buscar a Deus como você buscava o ar para respirar enquanto estava com a cabeça debaixo d’água e quando te soltei, você O encontrará.